Agora vai? ARK Invest e 21Shares apresentam novo pedido de ETF de Bitcoin à SEC dos EUA
A ARK de Cathie Wood e a empresa de investimentos em criptomoedas 21Shares estão tentando pela terceira vez obter a aprovação para lançar um ETF de Bitcoin à vista nos EUA.
A ARK Invest de Cathie Wood e a empresa europeia de investimento em criptomoedas 21Shares aparentemente não se perturbaram com o ambiente regulatório incerto para as criptomoedas nos Estados Unidos e novamente solicitaram a aprovação para um produto financeiro baseado no preço do Bitcoin (BTC) no mercado à vista.
Em 25 de abril, as duas empresas solicitaram que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovasse a criação de um fundo de índice negociado em bolsa (ETF) atrelado ao preço do Bitcoin no mercado à vista, apesar de o mesmo pedido ter sido rejeitado duas vezes anteriormente.
As duas empresas se inscreveram pela primeira vez para criar um ETF de Bitcoin à vista em 28 de junho de 2021. O pedido foi rejeitado pela SEC em abril de 2022. O regulador disse que o produto não atendia aos requisitos de listagem de produtos financeiros de acordo com suas regras bem como nã atendia aos requisitos da Lei das Exchanges.
A empresas apresentaram outro pedido pela segunda vez em maio de 2022. O pedido foi rejeitado novamente pela SEC em 26 de janeiro deste ano.
Um ETF permite que os investidores se exponham a um determinado produto financeiro sem realmente deter o ativo subjacente. Um ETF de Bitcoin à vista permite que os investidores obtenham exposição indireta à criptomoeda através de cotas que rastreiam o preço do BTC em tempo real sem realmente deter Bitcoins.
Embora a SEC tenha aprovado uma série de ETFs de Futuros de Bitcoin – que expõem os compradores ao potencial valor futuro do BTC – até agora rejeitou todos os pedidos de ETFs de Bitcoin à vista, alegando dificuldades para “proteger os investidores e o interesse público” contra fraudes e manipulação.
De acordo com analistas da Bloomberg, parece provável que um ETF de Bitcoin à vista possa se tornar realidade nos EUA em meados deste ano.
New note out on why we think spot bitcoin ETFs will get approved in early Summer 2023. The SEC is proposing to expand the definition of “exchange” which would bring crypto platforms under SEC reg. After that (which could take a year) look for ETFs to get green light via @JSeyff pic.twitter.com/TtFgFXrJ8h
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) March 24, 2022
Nova nota sobre por que achamos que os ETFs de bitcoin à vista serão aprovados no início do verão de 2023. A SEC está propondo expandir a definição de “exchange”, o que colocaria as plataformas de negociação de criptomoedas sob o regulamento da SEC. Depois disso (o que pode levar um ano), os ETFs devem obter sinal verde via @JSeyff
O conglomerado de criptomoedas Digital Currency Group (DCG) está atualmente tentando converter o Grayscale Bitcoin Investment Trust (GBTC) em um ETF de Bitcoin à vista e entrou com um processo contra SEC por rejeição à sua proposta.
O diretor jurídico da Grayscale, Craig Salm, disse em uma postagem no Twitter em 12 de janeiro: “O caso está avançando rapidamente. Embora o timing seja incerto, as defesas orais podem ocorrer no segundo trimestre [de 2023].”
LEIA MAIS
- Departamento de Justiça dos EUA reivindica jurisdição sobre empresas cripto estrangeiras que operam em servidores do país
- Corrida bancária’ da FTX drena reservas de Bitcoin da exchange e preço do BTC atinge mínimas de 2 semanas
- Urgente: Justiça manda bloquear carros, imóveis, contas, barcos e até avião da BWA