Piloto de CBDC da Índia pode começar em dezembro, diz o governador do RBI

O banco central da Índia está considerando cuidadosamente os méritos de emitir uma rupia digital, enquanto a exploração de CBDC continua a ganhar força em todo o mundo.

O Reserve Bank of India (RBI) poderia iniciar os testes preliminares da moeda digital de banco central (CBDC) antes do final do ano.

Falando à CNBC na quinta-feira (26), o governador do RBI, Shaktikanta Das, disse que o banco central estava “sendo extremamente cuidadoso” ao lidar com uma potencial rupia digital, mesmo com seus homólogos ao redor do mundo explorando suas próprias moedas digitais soberanas.

De acordo com Das, o foco do RBI é examinar o impacto potencial de uma rupia digital no setor financeiro da Índia, com questões como o controle da política monetária no topo da agenda.

No lado técnico, o governador do RBI também revelou que o banco central estava avaliando os méritos de utilizar um livro-razão centralizado ou descentralizado para sua CBDC proposta.

Fornecendo um cronograma provável para a próxima fase do projeto, Das comentou: “Acho que até o final do ano, devemos ser capazes de […] estar em uma posição, talvez, para começar nossos primeiros testes.”

Os comentários do governador do RBI estão de acordo com os comentários recentes de outros funcionários do banco central no país sobre o progresso do projeto planejado da rupia digital.

Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, o vice-governador do RBI, Rabi Sankar, afirmou em julho que o banco central estava se inclinando para uma estratégia de implementação em fases para seu projeto CBDC.

Com órgãos financeiros globais, como o Banco de Compensações Internacionais, pressionando por CBDCs como um contraponto às criptomoedas e às stablecoins privadas, vários bancos centrais estão desenvolvendo suas próprias moedas digitais nacionais.

De acordo com o Atlantic Council em julho, os países que representam 90% de todo o produto interno bruto global estão em vários estágios de exploração de CBDC.

Entre as principais economias globais, a China continua liderando a corrida de CBDC com vários programas-piloto para incentivar a adoção de seu e-yuan. Outros países da Ásia também estão avançando com seus planos de moeda digital.

A cooperação internacional também é outro importante ponto de discussão no espaço do CBDC, com iniciativas regionais de moeda digital tomando forma na Ásia e no Caribe

VEJA MAIS:

Você pode gostar...