WEF 2022: Terra estava oferecendo rendimentos insustentáveis; DeFi pode apoiar a inclusão financeira
Especialistas do setor compartilham insights e comentários com o Cointelegraph no primeiro dia da conferência Blockchain Hub 2022 em Davos, Suíça.
Reportando do dia inaugural da conferência Blockchain Hub Davos 2022, a editora-chefe do Cointelegraph, Kristina Lucrezia Cornèr, apresentou um painel de discussão centrado em finanças descentralizadas (DeFi) intitulado “O dinheiro programável está aqui – e está mudando o mundo como o conhecemos.”
Os participantes do painel incluíram o diretor de parceria da SwissBorg, Alexander Fazel; o líder de Mercados Globais da Kraken Europe, Lucian Aguilar; cofundador e CEO da CasperLabs, Mrinal Monahar; e sócio-gerente da Coral Capital, Patrick Horsman.
Nas observações de abertura, Aguilar refletiu sobre sua participação no evento há dois anos, avaliando as diferenças de receptividade e atitude em relação às criptomoedas. Ele também observou como a narrativa predominante evoluiu, afirmando: “Da última vez [havia] muitos projetos aqui que estavam tentando vender e apresentar. Desta vez, quando olho em volta, é mais falando sobre construir, adotar e inovar.”
Todos os seus colegas palestrantes concordaram com esse ponto de vista. Horsman compartilhou que o valor total bloqueado da DeFi (TVL) era de US$ 1 bilhão em maio de 2020, mas desde então cresceu 150 vezes – um barômetro saudável de sucesso para o setor por sua conta.
Envolvendo o público em um exercício de levantar a mão para determinar seu ponto de entrada no espaço, Fazel da SwissBorg afirmou que “no TradiFi as pessoas estão pensando [que] eu não quero perder dinheiro – como você pode me ajudar a manter minha riqueza independentemente de mercados? Então, é muito orientado para o gerenciamento de riscos. Enquanto em DeFi, os degens são como ‘me dê esses rendimentos de três dígitos wooo!’”
Ele argumentou que os protocolos dentro do espaço deveriam adotar padrões de transparência mais altos para o risco associado aos rendimentos percentuais anuais (APYs), defendendo que a educação adicional também poderia ajudar a equilibrar as expectativas dos investidores.
Avançando nessa tese, Horsman, da Coral Capital, compartilhou que a crise do Terra (LUNA) ocorreu em parte porque “eles estavam essencialmente oferecendo rendimentos insustentáveis, e [que] havia empresas de capital de risco que estavam impulsionando esses rendimentos para impulsionar um ecossistema”. Ele observou que sua empresa decidiu retirar fundos do projeto em novembro-dezembro de 2021, depois que seus dados de modelagem de reserva previram cálculos preocupantes para o futuro.
Em resposta a essa anedota, Aguilar compartilhou sua crença de que protocolos com APYs muito significativos na faixa de três dígitos provavelmente procuram mitigar seu próprio fator de alto risco, afirmando:
“Muitos desses APYs, eu os vejo como um prêmio de risco porque o subjacente é tão subestimado e instável que é necessário compensar o risco para um investidor tradicional.”
Fazendo a transição para as ambições do Fórum Econômico Mundial (WEF) de enfrentar os desafios globais modernos – as mudanças climáticas e a pandemia são dois dos exemplos mais proeminentes dos últimos tempos – Cornèr perguntou aos palestrantes como eles avaliam o status da inclusão financeira e como o DeFi pode capacitar comunidades para reduzir a disparidade prejudicial no sistema atual.
Monahar afirmou que “acho que o DeFi tem um enorme potencial para criar inclusão financeira”, mas que, para alcançar visões de descentralização, é preciso haver “interoperabilidade em um verdadeiro nível algorítmico fundamental”. Isso, ele argumentou, cultivará uma experiência sem atrito que promove a comunhão e promove incentivos para a inclusão.
Ele reconheceu a recente convergência de desenvolvedores para a linguagem de programação Rust, bem como suas semelhanças com o software sinônimo de internet, HTTPS, como um sinal positivo.
Aprofundando a conversa em torno da inclusão financeira, Fazel afirmou que “não há melhor maneira de ganhar riqueza do que em DeFi” e que serviços de monetização de dados como Brave Browser, jogos play-to-ganhar como Axie Infinity e plataformas play-to-move como como o Sweatcoin e a tendência crescente do STEPN, estão concedendo a oportunidade de “gerar riqueza sem necessariamente ter riqueza no começo”.
Os incentivos de airdrop que algumas dessas plataformas fornecem podem apoiar a inclusão de riqueza em países menos desenvolvidos, argumentou Fazel, revelando uma história pessoal de seu pai – um residente do Irã, onde o salário mensal médio é de US$ 250 – se beneficiando imensamente do airdrop de 300 Uniswap (UNI).
Os representantes do Cointelegraph estão relatando extensivamente sobre o Fórum Econômico Mundial (WEF) e o Blockchain Hub 2022 esta semana. Leia nosso blog de ação ao vivo para acompanhar todos os destaques e melhores momentos dos eventos globais!
Os leitores deste artigo podem assistir à entrevista completa de “Programmable Money is Here — and It’s Changing the World as We Know It” no Youtube.