Especialista indica 5 projetos em Polkadot que podem ‘explodir’ em valorização em 2022

Analista destaca que está otimista com 5 projetos construídos no ecossistema da Polkadot e que podem ‘bombar’ em seu valor devido as soluções que oferecem aos usuários

A Polkadot (DOT) surpreendeu positivamente o mercado de criptomoedas com sua solução única, até o momento, de parachains, que segundo o analista Sales Wallet, podem provar ser uma mina de ouro absoluta.

O especialista aponta que a Polkadot foi fundado pelo cofundador da Ethereum, Dr. Gavin Wood , com o objetivo de fornecer a plataforma mais sofisticada para segurança, inovação e escalabilidade e cumprir as promessas “que o grande cão Ethereum simplesmente não conseguiu”.

“Dado que o Dr Wood é o ex-CTO da Ethereum Foundation, não deve ser surpresa que o design do ecossistema do DOT compartilhe uma infinidade de semelhanças com o próximo ETH 2.0”, aponta.

Ele também destaca que as Parachains, no Polkadot, são um conjunto de diversas blockchains de Camada 1 executadas em paralelo dentro do ecossistema Polkadot nas redes Polkadot e Kusama.

“As parachains são conectadas e protegidas pela cadeia de retransmissão central e compartilham e se beneficiam dos recursos de interoperabilidade, governança e escalabilidade do Polkadot”

Além disso, ele destaca que a capacidade de composição de cadeia cruzada da rede permite que qualquer tipo de ativo ou dados sejam transferidos com eficiência entre parachains por meio de um sistema chamado passagem de mensagens de cadeia cruzada ou XCMP.

“Posteriormente, isso abre uma série de novos casos de uso e aplicativos em potencial em DeFi, GameFi, Metaverse, NFTs e muito mais”, destaca.

5 projetos em Polkadot que podem ‘explodir’ em valorização em 2022

Devido a estes fatores únicos, que atualmente só estão construídos na Polkadot, o analista acredita que os projetos desenvolvidos na blockchain da DOT tem grande potencial não só de valorização mas de transformar a indústria dos criptoativos.

O primeiro projeto na lista do especialista é a Acala Network (ACA) que foi fundada em 2019 por Bryan Chen, Bette Chen, Fuyao Jiang e Ruitao Su. Segundo ele aponta a equipe tem experiência anterior na Polkadot, pois ajudou a desenvolver carteiras móveis, como a Polkawallet , e contribuiu amplamente para o desenvolvimento do ecossistema Substrate.

“A Acala se considera a melhor rede de finanças descentralizada e centro de liquidez da Polkadot. Tecnicamente falando, Acala é uma plataforma de contrato inteligente de parachain de camada 1 com alta escalabilidade, compatibilidade com Ethereum e otimização DeFi. Ele também possui liquidez integrada e um conjunto avançado de aplicativos financeiros modulares prontos para uso”, disse.

Ele aponta que com a plataforma Acala, os usuários podem obter acesso a recursos como ativos e derivativos baseados em DOT, uma stablecoin descentralizada nativa da Polkadot, opções de staking de líquidos para DOT ( LDOT) , bem como compatibilidade EVM de máquina virtual Ethereum.

Desta forma, segundo ele, isso permite que os desenvolvedores tenham acesso às melhores funcionalidades do Ethereum, ao mesmo tempo em que aproveitam as infraestruturas de blockchain alimentadas por substrato.

“Portanto, o que acho particularmente intrigante no Acala é que, uma vez totalmente operacional, ele trará algum valor e utilidade sérios ao ecossistema Polkadot”, apontou.

Moonbeam (GLMR)

Em segundo lugar o analista aponta a Moonbeam (GLMR) que foi fundada em janeiro de 2020 pela Moonbeam Flight Crew , que se define como “Uma equipe global de criadores, pensadores e realizadores”. É liderada pelo CEO Derek Yoo de pura participação e CEO Stefan Melhorn .

Ele aponta que o mantra do Moonbeam ecoa o que muitos desenvolvedores de blockchain já sabem há algum tempo, e é que inerentemente o futuro é multi-cadeia. 

“A interoperabilidade é um tema-chave, sobre o qual me tornei cada vez mais otimista recentemente. Só podemos explorar todo o potencial das criptomoedas se redes díspares puderem se comunicar”, destacou.

Neste ponto o Moonbeam é uma parachain que traz soluções de contrato inteligente e interoperabilidade com Ethereum para o ecossistema Polkadot. Isso essencialmente enriquece seu projeto de arquitetura de Camada 0 principal, aproveitando os recursos nativos do Ethereum, como governança on-chain, staking e integrações entre cadeias.

“Isso significa que o Moonbeam permite que os usuários aproveitem a velocidade única do Polkadot e as propriedades de ponte, enquanto também implementam o conjunto completo de qualidades oferecidas pela compatibilidade EVM”, disse.

Portanto, segundo ele, isso permitirá maior acesso à Web3 e facilidade de uso ao implantar contratos inteligentes Solidity e dApps originalmente construídos no Ethereum.

“O Moonbeam depende de seu token de utilitário nativo Glimmer (GLMR) para suas operações e é essencial para o design da parachain, pois alimenta seus contratos inteligentes, facilita a segurança da rede e permite o desempenho do dApp”, 

Ele destaca que em novembro do ano passado, Moonbeam foi o segundo projeto a garantir seu slot parachain, tendo arrecadado mais de 35 milhões de DOT de mais de 200.000 contribuidores. Isso estabeleceu um novo precedente para todos os próximos PLOs devido ao incrível suporte da comunidade.

“Além disso, assim que sua rede principal for lançada, o Moonbeam provavelmente estará trabalhando em conjunto com outras plataformas DeFi e interoperabilidade, como Clover, para atuar como uma camada intermediária entre as várias parachains Layer-1”, destacou.

Clover Finance (CLV)

Em terceiro lugar na lista do especialista esta o Clover Finance (CLV) que foi cofundada por Viven Kirby, Norelle Ng e Burak Keceli em maio de 2020. Tecnicamente falando, Clover é uma parachain Polkadot baseada em substrato que busca fornecer uma infraestrutura blockchain intuitiva para reduzir esforços e custos para desenvolvedores em finanças descentralizadas.

“O token de utilidade nativo do Clover é o CLV, um ativo multiuso que atua tanto como governança de protocolos quanto como token de utilidade. Os usuários podem apostar seus tokens CLV para validar transações na infraestrutura do validador da rede, solicitar que seus projetos sejam financiados pelo tesouro, nomear validadores de nó e implantar dApps e contratos inteligentes no Clover”, disse.

Em 16 de dezembro de 2021, Clover venceu o quinto leilão de slot parachain no Polkadot, garantindo mais de 9,7 milhões de tokens DOT de mais de 11.000 assinantes. A CLV já está negociando no mercado aberto e realizou sua oferta inicial na Coinlist em abril do ano passado. Estes foram vendidos a um preço de US$ 0,20 por token.

“Atualmente, o CLV está sendo negociado a mais de 3x o preço da ICO, e espera-se que aqueles que contribuíram no leilão de slots Clover recebam 28% dos tokens CLV aos quais têm direito muito em breve. Além disso, os contribuidores que apostaram DOT para CLV também participarão de um sorteio para ganhar um Clover NFT contendo potencialmente mais de 40 milhões de tokens CLV. Seria um belo presente para abrir”, afirmou.

Efinity (EFI)

Em penúltimo lugar ele aponta a Efinity que é uma parachain da Polkadot que aspira ser a blockchain da próxima geração para NFTs com taxas e recompensas mínimas para os detentores de ENJ.

Enquanto os NFTs Ethereum são baseados no padrão de token ERC721, o Efinity aproveita um novo design de infraestrutura NFT chamado padrão de token ERC1155, que permite que os desenvolvedores gerem tokens não fungíveis e fungíveis dentro do mesmo contrato. Isso reduz os custos de GAS e aumenta a flexibilidade do desenvolvedor.

A Enjin também está construindo um Paratoken , que será compatível com os tokens ERC1155 desenvolvidos para o Ethereum.

“O Efinity foi projetado pela Enjin em conjunto com a Web 3 Foundation para ser um blockchain NFT de cadeia cruzada que permite a interoperabilidade do ecossistema, incentivos para as pessoas se envolverem com NFTs e uma experiência de usuário consistente”, destacou.

Além disso ele aponta que as funções de parachain da Efinity permitirão, portanto, que outras parachains incorporem Efinity NFTs em seus respectivos ecossistemas e aproveitem suas habilidades nativas de cross-chain em jogos, DeFi, outros projetos NFT e até aplicativos de contrato inteligente.

Centrifuge (CFG)

Finalizando a lista o especialista indica a Centrifuge (CFG), um projeto de parachain que ainda não garantiu sua vaga dentro do ecossistema Polkadot. Centrifuge é um protocolo de empréstimo DeFi que visa tornar o crédito mais acessível para pequenas empresas.

Também fornecerá um rendimento estável para os investidores, abrindo a liquidez combinada para finanças tradicionais e ativos do mundo real. A Centrifuge foi co-fundada por uma equipe liderada pelo CEO Lucas Vogelsang e arrecadou quase US$ 12 milhões de investidores de peso, incluindo empresas como Galaxy Digital e IOSG Ventures.

“O aplicativo descentralizado associado da Centrifuge chamado Tinlake é um mercado para ativos tokenizados do mundo real. Ao cunhar NFTs para representar esses ativos tokenizados verificados do mundo real, a Centrifuge permite que as empresas coletem ativos para usar como garantia em seus empréstimos e acessem rapidamente o capital líquido fornecido por investidores individuais. Isso significa essencialmente que os usuários podem pegar um ativo do mundo real, como uma casa ou outro tipo de imóvel, por exemplo, tokenizá-lo como um NFT e usar esse NFT apenas como garantia”, destaca.

Além disso ele aponta que o Centrifuge é construído em Parity Substrate e, portanto, pode interagir perfeitamente com o Polkadot, uma vez que se torna efetivamente uma parachain que se beneficia dos protocolos de consenso e segurança da cadeia de retransmissão do Polkadot.

LEIA MAIS

Você pode gostar...