Você deve apenas esperar por outubro para negociar Bitcoin?

Os meses de agosto e setembro não foram os melhores para o preço do Bitcoin historicamente e, com a volatilidade em mínimas históricos, os traders podem querer esperar.

Os traders têm permanecido em espera ultimamente, com o preço do Bitcoin (BTC) preso entre US$ 29,000 e US$ 30,000. No entanto, essa ação de preço de intervalo limitado não pode continuar para sempre.

Bitcoin aguarda um rompimento

Um relatório recente da Ark Invest intitulado “Bitcoin – Ruptura ou Colapso?” observa que “a volatilidade do Bitcoin caiu para a mínima em 6 anos durante julho, sugerindo o potencial de uma ação significativa de preço em qualquer direção.”

Isso não é novidade para quem tem acompanhado os mercados de criptomoedas ultimamente.

No entanto, o que os traders podem não estar antecipando é a ação histórica do preço do Bitcoin nos meses de agosto e setembro, juntamente com os efeitos da política monetária nos mercados de criptomoedas.

Mercados ainda não precificaram totalmente a aperto do Fed

O relatório da Ark Invest sugere que o aperto do Fed poderia ser “um indicador líder de deflação de preços” e observa que pode haver um atraso associado à política monetária.

Em outras palavras, “a economia real e a inflação ainda não digeriram 300 a 500 pontos base de aperto do Fed”. A exportação de deflação pela China também adiciona combustível ao fogo deflacionário, afirma o relatório.

Taxa efetiva dos fundos federais: atual e defasada. Fonte: Ark Invest

Isso coloca o efeito retardado do aperto do Fed em rota de colisão com o rally de halving do Bitcoin em 2024 – 2025. Se a análise da Ark estiver correta, a próxima alta provavelmente será mais moderada em comparação com os ciclos anteriores.

No entanto, alguns analistas acreditam exatamente o oposto: porque o Fed terminou de elevar as taxas de juros (ou está se aproximando do fim do seu ciclo de aperto), a situação macro está prestes a se tornar ainda mais auspiciosa para o Bitcoin.

Martin Froehler, CEO da Morpher, recentemente disse à Forbes que espera que o rally do Bitcoin em 2023 seja retomado:

“Estamos quase terminando o ciclo de aumento das taxas de juros, então os atuais ventos contrários macroeconômicos em breve começarão a desaparecer. Simultaneamente, estamos cerca de 9 meses distantes do próximo evento de halving do Bitcoin, que historicamente sempre impulsionou o preço dramaticamente.”

Kyle DaCruz, diretor de produtos de ativos digitais da VanEck, expressou sentimentos semelhantes à Forbes, afirmando que a escassez do Bitcoin combinada com um crescimento sem precedentes na oferta monetária poderia levar a um rally contínuo.

Se a história servir como guia, no entanto, essa alta provavelmente ainda não acontecerá.

Possível retomada do rally do preço do BTC em 2024?

Historicamente falando, agosto e setembro são os piores meses do ano para o preço do BTC.

De 2011 a 2022, agosto teve desempenho positivo para o BTC apenas cinco vezes, enquanto outros sete meses ficaram no vermelho. Setembro é ainda pior, com apenas quatro dos 12 meses tendo desempenho positivo.

Tabela histórica de desempenho de preço mensal do Bitcoin. Fonte: Bitcoinmonthlyreturn.com

Além disso, cinco dos 12 setembros negativos viram apenas pequenas quedas de preço de um único dígito, um movimento pequeno para um ativo historicamente volátil como o BTC/USD. A variação média em setembro foi de -5%, enquanto a média em agosto é de +0,73%.

O preço do Bitcoin realmente ficou parado nas últimas semanas, com a volatilidade do preço do BTC caindo para mínimas recordes.

Enquanto isso, o observador do mercado de Bitcoin, Will Clemente, observa que todos os anos de desempenho negativo do Bitcoin ocorreram dois anos após o halving, sugerindo que o pior do mercado em baixa pode ter ficado para trás.

Os anos de desempenho negativo do Bitcoin sempre ocorreram no segundo ano após o halving. (2014, 2018, 2022)

Os próximos dois anos devem ser promissores. pic.twitter.com/vVW0Dc4yvo

— Will Clemente (@WClementeIII) 7 de agosto de 2023

Isso significaria que os maiores ganhos para o Bitcoin estão à frente em 2024 e 2025. No entanto, como observado anteriormente, se essa linha do tempo coincidir com a deflação e a possível recessão prevista pela Ark Invest, a pressão de baixa no preço do BTC pode neutralizar muitos dos ganhos no próximo potencial ciclo de alta.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Toda decisão de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...