Moeda digital de banco central pode “ameaçar” Bitcoin, diz CZ
O chefe da Binance Changpeng Zhao expôs suas opiniões sobre as CBDCs, acrescentando que o Bitcoin poderia estar sob ameaça se uma moeda mais avançada fosse lançada
Changpeng Zhao, o enigmático presidente-executivo da Binance, acredita que uma moeda digital de banco central projetada bem o suficiente pode se tornar uma ameaça para o Bitcoin.
Em uma entrevista em vídeo com o redator sênior da Fortune, Jeff Roberts, ele foi questionado sobre como a iniciativa do yuan digital do Banco Popular da China afetaria a indústria da criptomoeda.
Zhao respondeu que qualquer blockchain ou moeda digital seria boa para a indústria como um todo, pois legitima ativos digitais e amplia o conhecimento. Ele acrescentou que, embora haja atualmente uma corrida entre os principais países para lançar uma, a maioria das CBDCs provavelmente será mais restrita no início, mas irá evoluir com o tempo.
Quando questionado diretamente sobre a ameaça ao Bitcoin, CZ respondeu que muito poucas CBDCs teriam a mesma liberdade que o Bitcoin e que seriam altamente centralizadas e controladas. No entanto, a longo prazo, ele advertiu:
“Se houver um governo promovendo outra criptomoeda que seja ainda mais aberta, mais gratuita, tenha menos restrições do que o Bitcoin e seja mais rápida e mais barata de usar, isso ameaçaria o Bitcoin. Mas isso é bom para a indústria, é apenas algo melhor do que Bitcoin, e que iria substituí-lo. ”
Ele acrescentou que não seria uma coisa ruim, pois seria semelhante à linguagem da web HTML5 substituindo o HTML4.
Quando questionado se a Binance tinha alguma intenção de lançar uma stablecoin baseada em yuans para complementar as stablecoins existentes na bolsa, CZ afirmou que ela não seria lançada tão cedo. Ele acrescentou que havia muitas restrições quanto à fuga de capitais da China.
O interesse em CBDCs cresceu em 2020, com visões mistas. O político alemão e membro do conselho executivo do banco central da Alemanha, Burkhard Balz, afirmou recentemente que um euro digital seria uma ameaça ao sistema financeiro se usado como reserva de valor.
Os Estados Unidos não parecem ter pressa em lançar um dólar digital, mas o cofundador da Morgan Creek Digital, Anthony Pompliano, argumenta que os EUA ficarão para trás da China se não agirem logo.
LEIA MAIS: