Bandas de Bollinger do Bitcoin repetem padrão que rendeu lucros de 40% em janeiro

O preço do Bitcoin deve apresentar uma reação “forte” agora que as Bandas de Bollinger do BTC estão em seu ponto mais achatado desde o início de 2023.

O Bitcoin (BTC) está se preparando para uma explosão de volatilidade que pode rivalizar com a alta de 40% registrada em janeiro, sugerem dados on-chain.

Na última edição de seu boletim semanal, “The Week On-Chain“, a empresa de análise de dados Glassnode revelou que as Bandas de Bollinger do Bitcoin encontram-se em um momento de maior compressão desde o início de 2023.

Preço do BTC deve empreender “movimentos fortes”, mas a direção é desconhecida

O preço do Bitcoin manteve-se em uma faixa estreita durante um mês inteiro, tendo os US$ 30.000 como o ponto focal desse comportamento lateral.

A lateralidade, diz o popular analista Aksel Kibar, está colocando tanto os touros quanto os ursos à prova.

“Parece que o $BTCUSD está esgotando a paciência de muitos traders”, resumiu em 21 de julho.

“Essa é geralmente a condição que você vê antes de movimentos fortes. Mas não tenho certeza sobre a direção. Vou continuar com meus limites bem definidos. Sei que o aumento da volatilidade está próximo. Capture o movimento direcional.”

Gráfico anotado BTC/USD. Fonte: Aksel Kibar/Twitter

De acordo com o comportamento das Bandas de Bollinger, esse movimento deve ocorrer mais cedo ou mais tarde.

O indicador clássico de volatilidade está atualmente imprimindo um sinal revelador de que a ação de preço lateral do Bitcoin está com os dias contados.

As Bandas de Bollinger usam o desvio padrão em torno de uma média móvel simples para determinar quando o preço de um ativo deve mudar de tendência.

No que diz respeito ao par BTC/USD, suas bandas superior e inferior estão excepcionalmente próximas no momento – na verdade, mais compactas do que em qualquer outro momento desde que o Bitcoin começou a subir em 2023.

“O mercado de ativos digitais continua a apresentar uma volatilidade notavelmente pequena, com as clássicas Bandas de Bollinger de 20 dias passando por um aperto extremo”, comentou a Glassnode na mais recente edição do “The Week On-Chain.”

O boletim acrescentou que, com uma variação de apenas 4,2%, o momento atual captura o “mercado em seu momento mais silencioso desde a calmaria no início de janeiro.”

Naquela época, o Bitcoin registrou um rompimento de alta que continuou ao longo do mês, elevando os ganhos de janeiro um pouco acima de 40%.

Gráfico de faixas das Bandas de Bollinger do Bitcoin (captura de tela). Fonte: Glassnode

Bitcoin repete comportamento posterior a outros ciclos de baixa

Continuando, a Glassnode observou que, nos níveis atuais, havia pouca ação no mercado – seja para realização de lucros ou prejuízos.

Essa falta de atividade “realizada” ocorre apesar dos ganhos de preço do Bitcoin desde janeiro, e é um fenômeno historicamente comum em períodos após ciclos de baixa.

“Essa compressão na volatilidade é acompanhada por baixas cíclicas em lucros e perdas realizados que estão sendo bloqueados pelo mercado”, escreveu a Glassnode.

A soma dos lucros e das perdas equivale atualmente a cerca de US$ 290 milhões por dia.

“Embora essa seja uma soma significativa em uma base nominal, é novamente comparável ao pico de 2019 e a outubro de 2020, quando os preços do BTC estavam 50% mais baixos do que estão atualmente”, explicou a Glassnode.

“Dessa forma, isso sugere que, embora a capitalização de mercado do Bitcoin seja ~2x maior atualmente, os investidores que estão mantendo grandes lucros ou perdas estão extremamente relutantes em gastar suas moedas on-chain.”

Gráfico do Valor Total Realizado dos detentores de longo e curto prazo do Bitcoin (captura de tela). Fonte: Glassnode

 

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo investimento e movimento comercial envolve risco, e os leitores devem realizar suas próprias pesquisas ao tomar suas decisões.

LEIA MAIS

Você pode gostar...