Autoridades derrubam a maior rede de bate-papo criminal de todos os tempos

As autoridades da Europa derrubam uma organização criminal organizada que usava uma rede de bate-papo criptografada para coordenar suas atividades ilícitas.

As autoridades policiais da Europa prenderam mais de 800 indivíduos que supostamente estavam usando uma rede de bate-papo criptografada para coordenar suas atividades ilícitas.

60.000 membros

O EncroChat estava usando dispositivos Android modificados para fornecer aos usuários “comunicações seguras e sem preocupações”. A BBC relata que o EncoChat tem cerca de 60.000 usuários:

“Estima-se que 60.000 pessoas, entre elas até 10.000 no Reino Unido, assinaram o EncroChat, com sede na França, que agora foi derrubado.”

As autoridades alegam que os criminosos estavam usando o serviço de mensagens criptografadas para coordenar atividades ilegais, como a venda de drogas e armas. No entanto, não está claro se todos os usuários do EncroChat se envolveram em atividades criminosas.

EnchroChat Main Page (the site is currently offline)

Página principal do EnchroChat (o site está atualmente offline). Fonte: https://encrophone.com/

Guerra à criptografia?

Isso ocorre uma semana depois que um projeto que, em essência, proibiria a criptografia de ponta a ponta foi apresentado ao Senado. A mesma questão foi levantada recentemente na reunião ministerial das nações que compõem a comunidade de inteligência “Five Eye” – Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos:

“Discutimos a importância vital da colaboração entre governos e a indústria digital para tratar de preocupações com a criptografia de ponta a ponta, onde isso afeta a segurança pública e o acesso legal às informações necessárias para prevenir ou investigar crimes graves”.

Levando isso em consideração, é possível que esse busto faça parte da campanha coordenada para desacreditar as tecnologias de preservação da privacidade aos olhos do público em geral. Se esse for realmente o caso, esperaríamos ver mais anúncios semelhantes nos próximos meses.

Leia mais:

Você pode gostar...