90% dos projetos cripto vão morrer, mas 10% vão mudar o mundo, olhe o projeto e não valorização de 1.000%, diz especialista

O advento de inovações como finanças descentralizadas, NFTs e tecnologias de layer 2 mostrou que no futuro milhares, senão milhões, de tokens devem surgir

Desde a criação do Bitcoin (BTC) em 2009 o ecossistema de criptomoeda avançou e hoje existem milhares de tokens que oferecem uma infinidade de casos de uso. O advento de inovações como finanças descentralizadas, NFTs e tecnologias de layer 2 mostrou que no futuro milhares, senão milhões, de tokens devem surgir.

Mel Gelderman, CEO of token.com, destaca que historicamente, os projetos de maior sucesso como Bitcoin e Ethereum (ETH), impulsionam o surgimento de ‘cópias’ que buscam ‘reinventar a roda’. O mesmo ocorreu com o Uniswap, CryptoPunks e muitos outros que inspiraram a criação de muitos ‘derivados’, alguns deles com propósitos de futuro outros só para surfar o hype.

“Novos projetos geralmente surgem depois de “bifurcar” um projeto existente para copiar um pedaço de código-fonte aberto com apenas algumas mudanças sutis. O lançamento do SushiSwap em agosto de 2020 foi um exemplo famoso de fork bem-sucedido; a troca DeFi com tema de peixe cru foi ao ar de forma memorável depois de copiar o código da Uniswap e implantar um token para atrair investidores famintos”, disse.

No entato, ele aponta que embora novos projetos muitas vezes possam se destacar quando surgem, sempre haverá apenas um número finito de pioneiros no ecossistema e, desta modo, grande parte dos projetos que surgem devem naufragar nas aguas turbulentas e incertas do mercado.

“A tokenização é o desenvolvimento mais significativo que a humanidade viu desde o nascimento da Internet, mas o declínio na atividade do mercado destacou os riscos do investimento em tokens. Muitos projetos perdem a tração, fracassam ou morrem durante as recessões. No entanto, os construtores que abriram novos caminhos quando surgiram historicamente se saíram mais fortes do que seus concorrentes. Identificar projetos pioneiros é uma das melhores formas de conquistar o mercado de tokens”, disse.

Ainda segundo ele, com tantos projetos semelhantes no ecossistema de tokens, tomar decisões de investimento pode ser difícil, e provavelmente ficará mais difícil em breve.

“Mas para aqueles que estão prestando atenção, nunca houve um momento melhor para fazer a pesquisa e aprender sobre os verdadeiros pioneiros desta emocionante revolução”, afirmou.

VCs também estão de olho em tokens

Gelderman explica que não sao apenas os investidores de varejo que estão de olhos os tokens e nas novas oportunidades do mercdo cripto mas também os maiores capitalistas de risco do mundo.

“Alguns dos investidores mais experientes do Vale do Silício estão apostando em tokenização e na web descentralizada, argumentando que uma versão da Internet de propriedade do usuário pode ser uma força disruptiva para o bem em nossa sociedade”, destacou.

Ele também aponta que empresas como a16z e Paradigm se tornaram conhecidas por identificar as principais tendências no ecossistema de tokens, apoiando projetos como a exchange descentralizada Uniswap e o criador do Bored Ape Yacht Club, Yuga Labs desde o início. E, os investimentos recentes tanto da a16z como da Paradigm aponta para a Web3 e tokenização.

“A tokenização promete mudar a forma como usamos a Internet e trocamos valores para sempre. Isso dará origem a novas inovações, o que significa que inúmeros outros projetos surgirão na esperança de mudar o mundo com tokens. Como os projetos geralmente precisam de financiamento, podemos ter certeza de que o espaço de capital de risco se interessará cada vez mais pelo ecossistema”, finaliza.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...