XP anuncia lançamento de nova exchange de criptomoedas em 2023, agora com foco nos jovens

A Rico, marca da XP Investimentos voltada para o público jovem, planeja lançar uma exchange de criptomoedas no começo do ano que vem.

A relação da XP com as criptomoedas está apenas começando, mas promete ser longa e duradoura. Menos de um mês depois de inaugurar a Xtage para oferecer os serviços de compra e venda de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) aos clientes de a maior plataforma de investimentos do Brasil, o head da Rico, Pedro Canellas, anunciou que a marca da XP voltada para o público jovem tem planos de lançar uma exchange de criptomoedas própria já no início do ano que vem.

O projeto faz parte de um plano ambicioso da corretora de ir além da oferta de produtos de investimento para manter o dinheiro dos clientes dentro do ecossistema da empresa, revelou Canellas à reportagem do NeoFeed publicada nesta quarta-feira, 24.

A primeira etapa da expansão dos serviços financeiros oferecidos pela Rico prevê o lançamento de uma conta digital vinculada a um cartão de crédito até o final deste ano. Além da própria exchange de criptomoedas, a Rico pretende oferecer seguros aos clientes até o final do primeiro trimestre de 2023.

O foco é o público jovem, com renda mensal superior a R$ 5.000, disse o head da Rico:

“Queremos ajudar os clientes a ter um consumo saudável para poderem virar poupadores, investidores, e, depois, grandes investidores. Vamos chegar em uma parcela da população para a qual pouca gente está olhando.”

A infraestrutura da nova gama de serviços financeiros da corretora será fornecida pelo Banco XP, mas os produtos terão a marca da Rico.

Os planos de expansão da Rico aprofundam uma série de atualizações de ferramentas e serviços implementada por Canellas, que anteriormente trabalhava no Itaú, onde coordenou a expansão da Íon, plataforma de investimentos do banco para os clientes do varejo.

Criar uma cultura e uma disciplina relativa a investimentos financeiros é uma das metas da Rico. Para isso, a empresa pretende liberar os investimentos via cartão de crédito, através do qual os clientes da Rico poderão destinar um valor fixo mensal à construção de um portfólio.

A gamificação dos investimentos, a partir do estabelecimento de metas específicas a serem alcançadas, é outra estratégia de engajamento a ser adotada pela empresa. Comprar um imóvel, poupar para ter uma aposentadoria confortável, estudar no exterior ou comprar um carro serão algumas das opções sugeridas pela plataforma. No entanto, os usuários terão liberdade para definir suas metas particulares, bem como os parâmetros para alcançá-las.

Assim, a XP pretende trilhar um caminho que vem sendo explorado com sucesso por algumas fintechs, como o Neon, o Next e o Banco Inter. Mesmo o Itaú criou o iti como uma marca voltada para atração do público jovem.

Mas talvez o melhor exemplo seja o Nubank, que surgiu inicialmente como um cartão de crédito e, pouco a pouco foi expandindo seu leque de serviços. Recentemente, o banco digital passou a oferecer o serviço de compra e venda de criptomoedas através do seu aplicativo, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente.

LEIA MAIS

Você pode gostar...