Por que algumas criptomoedas valem $ 40 mil, enquanto outras permanecem em $ 0,40
A capitalização de mercado e a oferta de ativos influenciam os preços, mas será que algum token pode valer $ 1 milhão por dia?
No momento da publicação, um Bitcoin ( BTC ) vale $ 47.247, enquanto um Dogecoin ( DOGE ) vale cerca de $ 0,068. Se você é novo em criptomoedas ou mercados, pode inicialmente pensar: Ei, DOGE é mais barato do que Bitcoin e, se ganhar força suficiente, talvez possa alcançar o BTC e subir para mais de $ 20.000 também.
Essa forma de pensar, no entanto, é ilógica. Porque? Capitalização de mercado e oferta de ativos.
A capitalização de mercado é o valor em dólares combinado da oferta circulante de um ativo. Ele muda conforme o valor de um determinado ativo aumenta e diminui. Sites de criptomoedas, como CoinMarketCap, classificam cada criptomoeda em ordem de capitalização de mercado.
O Bitcoin é o favorito de longa data nesta categoria, com uma capitalização de mercado de cerca de US $ 879 bilhões no momento da publicação.
O valor de mercado leva em consideração o fornecimento circulante de cada ativo. A oferta circulante é a quantidade de qualquer ativo circulando livremente no mercado. Multiplique a oferta circulante pelo preço do ativo e você obterá seu valor de mercado.
Ativos com maior oferta circulante costumam ser negociados a preços mais baratos em termos de valor em dólares por criptomoeda ou token.
O BTC atualmente mantém um suprimento circulante comparativamente baixo de cerca de 18,6 milhões e, embora esse número aumente lentamente com base na mineração, seu suprimento máximo ainda é relativamente pequeno, com 21 milhões de moedas.
Enquanto isso, Dogecoin tem um estoque circulante de cerca de 128,3 bilhões, com base nos números da CoinMarketCap.
Dada a oferta circulante do DOGE, seu valor de mercado chegaria a aproximadamente US $ 800 bilhões se cada moeda custasse cerca de US $ 6,23. Enquanto isso, o Bitcoin vale mais de US $ 40.000 por moeda perto da mesma capitalização de mercado devido ao seu baixo fornecimento em circulação.
Alcançar um preço de até US $ 1.500 por DOGE exigiria que o ativo tivesse uma capitalização de mercado de aproximadamente US $ 192,4 trilhões. No momento da publicação, todo o mercado de criptomoedas tinha uma capitalização de mercado de cerca de US $ 1,46 trilhão.
Geralmente, ativos com baixa oferta circulante podem ter um preço mais alto por moeda do que ativos com grande quantidade de oferta.
O YFI da Yearn.finance, por exemplo, mantém um estoque circulante muito pequeno de apenas 36.635. YFI passou de aproximadamente $ 900 em julho de 2020 para $ 40.000 em setembro de 2020.
Uma infinidade de outros componentes influenciam os aumentos de preços, mas normalmente, se um ativo tem uma oferta circulante comparativamente maior, seu preço por moeda não pode ser diretamente comparado ao preço das moedas com uma oferta menor.
Criptomoedas também costumam manter um suprimento máximo programado em seu código.
O suprimento disponível de cada ativo cresce continuamente por meio de várias formas de validação de rede de blockchain – ou seja, mineração ou estaqueamento – até atingir seu suprimento máximo.
Os preços podem diluir à medida que moedas ou tokens fluem para seu suprimento circulante relacionado, já que os validadores tendem a vender suas recompensas por apoiar a rede para pagar seus custos de fazer negócios.
Qual é a diferença entre o fornecimento total e o fornecimento máximo?
“A oferta total se refere ao número de criptomoedas ou tokens que existem atualmente e estão em circulação ou bloqueadas de alguma forma”, escreve Henrique Erhardt em artigo para a Binance Academy, acrescentando: “É a soma das moedas que já foram mineradas (ou emitidas ) menos o total de moedas que foram queimadas ou destruídas. ”
Enquanto isso, o suprimento máximo é todo o suprimento de todos os tempos de um ativo ou, mais especificamente, a quantidade total de moedas ou tokens que foram ou podem ser criados. Isso significa que, uma vez que o suprimento máximo seja alcançado, não haverá como produzir mais moedas ou tokens.
Compreender o conceito de capitalização de mercado no que se refere ao preço de qualquer ativo pode ser importante, permitindo que você avalie o espaço de criptomoedas de forma mais realista. Você pode olhar para o preço de um único Bitcoin e considerá-lo muito caro, mudando imediatamente seu foco para algo mais barato.
Uma abundância de informações precisa ser analisada quando o assunto é investimento em criptomoedas. Os ativos variam em seus casos de uso, adoção, potencial de lucro e riscos associados, entre outros fatores. Ver cada ativo à luz de seu valor de mercado, preço e oferta específicos, no entanto, pode ajudar na avaliação do mercado.
LEIA MAIS
- Projetos DeFi correm em direção à Camada 2 conforme a Ethereum entope
- Banco Central quer emitir Moeda Digital do Real para ‘facilitar’ a vida do turista e não para acabar com o dinheiro físico
- Mercados de previsão cripto se voltam contra Trump após o primeiro debate