O que é Ethereum PoW (ETHW) e como funciona?

Ethereum PoW ou ETHW é uma versão fork da blockchain Ethereum criada por um minerador chinês após o The Merge das camadas de execução e consenso.

A blockchain Ethereum mudou de um mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS) em 15 de setembro de 2022. Junto com esse movimento, ETHPoW, uma blockchain PoW distinta (basicamente a antiga Ethereum pré-Merge) bifurcada do Merge Ethereum, foi ao ar. Esta versão bifurcada da Ethereum visa manter o processo de mineração de prova de trabalho para mineradores de ETH.

Qualquer minerador pode adicionar um bloco à rede PoW com a estipulação clara de que o primeiro bloco válido publicado é o correto. Na realidade, mais de um bloco legítimo é ocasionalmente descoberto pela rede devido à latência da propagação de dados, criando vários ramos da blockchain chamados de fork.

Este artigo discutirá o fork Ethereum de prova de trabalho, a história da Ethereum PoW e as diferenças entre ETH e ETHW.

O que é ETHPoW (ETHW)?

A tão esperada atualização “The Merge” para Ethereum reduziu a necessidade de mineradores. Ele os substituiu por validadores que apostam em Ether (ETH) em vez de usar dispositivos caros e com uso intensivo de energia para proteger a rede, aumentando significativamente a eficiência energética da criptomoeda. No entanto, antes do Merge, foi criado um hard fork da rede Ethereum, chamado ETHW, que ainda usa o mecanismo de consenso PoW, levando ao triunfo dos mineradores ETH.

Mas quem está por trás do ETHW? A mineradora chinesa Chandler Guo se opôs ao método de consenso PoS e lançou a blockchain Ethereum baseada em PoW. Embora a criação da cadeia PoW Ethereum possa ser uma vitória para os mineradores sobre os stakers, os usuários do ETHW sofreram problemas de acessibilidade.

O ID da cadeia que o ETHPoW usou é 10001, mas já estava em uso por uma rede de teste Bitcoin Cash. Como resultado, os usuários da carteira de criptomoedas MetaMask enfrentaram problemas, pois o Chain ID, agindo como um identificador, não conseguia diferenciar entre duas blockchains separadas.

Os IDs de cadeia podem ser escolhidos à vontade porque não há repositório ou registro central, mas os testes pré-hard fork teriam encontrado a contradição, enquanto a equipe por trás do ETHW ignorou o problema. Apesar disso, exchanges de criptomoedas como Binance e Coinbase mostraram suporte para ETHW. Por exemplo, a Binance anunciou seu pool de mineração ETHW, afirmando que estará sujeito ao mesmo processo de revisão que outras criptomoedas.

Como funciona o Ethereum PoW (ETHW)?

A versão inicial da rede Ethereum (ou seja, Ethereum Classic) foi baseada no método de consenso PoW. No entanto, esta versão foi hard fork para proteger a rede devido ao hack da the DAO. EthereumFair e EthereumPOW são os outros dois hard forks da blockchain Ethereum original que continuarão a usar mineração de prova de trabalho.

Criptomoedas de prova de trabalho como Bitcoin (BTC) são promovidas como um tipo de dinheiro digital resistente à censura e sem necessidade de confiança, criado depois que uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas resolve um quebra-cabeça matemático e propõe um novo bloco. No entanto, para evitar que qualquer pequeno grupo de mineradores promulgue regras que enfraqueçam a resistência à censura, muitos mineradores não coniventes devem estar processando transações.

Da mesma forma, para impedir que alguém abuse do sistema, os mineradores ETHW também continuarão a resolver desafios matemáticos arbitrários para validar transações e minerar novos tokens. Em troca, eles serão recompensados ​​com ETHW, o ativo nativo da cadeia ETHPoW.

Como comprar Ethereum PoW (ETHW)

Plataformas de negociação de criptomoedas como Crypto.com e exchanges como Coinbase e Binance são exemplos de alguns lugares onde os apoiadores do ETHW podem comprar tokens Ethereum de prova de trabalho.

Por exemplo, a Binance lançou formalmente o serviço de mineração Ethereum ETHW sem taxas da Binance Pool, que oferece saques de ETHW por um tempo limitado. No entanto, observe que os depósitos ETHW não são possíveis. No Binance Convert, os usuários podem vender ETHW contra BUSD e USDT.

As etapas básicas necessárias para comprar ETHW na plataforma escolhida incluem:

  • Crie uma conta na plataforma/exchange selecionada e verifique sua identidade.
  • Depois que o processo de verificação de identidade for bem-sucedido, deposite fundos.
  • Os usuários podem ir para a seção de negociação e comprar ETHW depois que sua conta for financiada.

Mas por que as pessoas usam Ethereum PoW? Os críticos da prova de participação preferem a prova de trabalho porque já investiram em equipamentos de mineração caros, e a mudança para uma rede PoS os deixará sem receita.

Como armazenar PoW Ethereum (ETHW)?

Carteiras de hardware ou software podem ser utilizadas para armazenar ETHW. As carteiras de hardware oferecem mais segurança do que as carteiras de software, pois os fundos são armazenados offline usando carteiras como Ledger Nano S. Os proprietários de criptomoedas com carteiras de software mantêm a custódia de suas chaves privadas em vez de permitir que sejam mantidas pela exchange.

Os usuários que estão principalmente longe de seus PCs podem escolher carteiras móveis para armazenar ETHW ou qualquer outra criptomoeda. No entanto, o proprietário original pode perder fundos se o dispositivo estiver infectado com malware. Alternativamente, pode-se usar carteiras de papel que armazenam chaves privadas e públicas e códigos QR em um pedaço de papel. Novamente, se o documento que contém essas informações for perdido ou cair nas mãos de usuários não autorizados, o ETHW do proprietário não poderá ser recuperado.

ETH vs. ETHW

Após o The Merge, a rede Ethereum foi dividida em duas versões: ETH, que usa o algoritmo de consenso PoS, e ETHW, que usa o algoritmo PoW mais antigo. Dito isso, os mineradores ETHW recebem recompensas na forma de tokens Ethereum resolvendo quebra-cabeças matemáticos complicados, enquanto os validadores precisarão fazer stake de ETH para fins de receita.

O ETHW atrai mineradores porque, sem um mecanismo de consenso de prova de trabalho, eles podem falir, pois novos tokens serão adicionados ao blockchain por meio do processo de staking. Por outro lado, a blockchain de prova de participação não é um substituto para a blockchain Ethereum original, mas sim um The Merge das camadas de execução (mainnet) e consenso (cadeia Beacon).

As diferenças entre ETH e ETHW são indicadas na tabela abaixo:

ETH vs. ETHW

Futuro do Ethereum PoW

A estrutura de incentivos do esquema de consenso PoW exige que os mineradores da rede executem muitos hashes para obter o primeiro hash de bloco utilizável, resultando em uso insustentável de energia. Além disso, o mecanismo de consenso ajusta a dificuldade de hash do bloco para cima à medida que o poder de processamento da rede aumenta, levando a uma taxa de hash mais alta em toda a rede.

Além disso, a energia usada por mineradores malsucedidos é desperdiçada, levando a Ethereum a mudar para um mecanismo de consenso de prova de participação. Embora o ETHW atraia mineradores porque eles já investiram em equipamentos de mineração de hardware, o método de consenso PoS consome menos energia e permite que as redes sejam dimensionadas de forma barata.

A prova de participação ainda está em sua infância, potencialmente revolucionando a segurança da blockchain e tornando a mineração obsoleta. Mas ainda não se sabe se os algoritmos de consenso PoS resultarão na cessação completa da mineração PoW.

Adquira uma licença para este artigo. Desenvolvido por SharpShark.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...