‘Quais os principais tipos de tokens existentes?’, por Daniel Coquieri

É importante saber quais são os tipos de tokens existentes para que você decida quais os tipos que mais fazem sentido para o seu perfil de investidor ou, caso queira tokenizar seus ativos, qual a opção escolher.

Que a tokenização vem se tornando um verdadeiro fenômeno nos últimos tempos, isso já é um fato. Para que possamos ter uma noção, diversos setores da economia já possuem seus tokens e investidores que estão atentos às mudanças no mercado já escolhem os tokens como uma opção para diversificar suas carteiras de investimentos.

Entretanto, é importante saber quais são os tipos de tokens existentes para que você decida quais os tipos que mais fazem sentido para o seu perfil de investidor ou, caso queira tokenizar seus ativos, qual a opção escolher.

Para isso, vou explicar mais sobre os 5 principais tipos de tokens existentes e as suas aplicações. Boa leitura!

Afinal de contas, o que são os tokens?

Podemos entender o token como uma representação digital de um ativo real. O objetivo da tokenização desse ativo é que ela torne as negociações dos mais diversos tipos de bens existentes mais simples e rápidas.

Mas o que define um ativo? 

Eles são quaisquer tipos de recursos que possuam algum valor comercial e podem ser separados em duas categorias, ativos tangíveis e intangíveis. Posso citar como exemplos de ativos tangíveis:

  • empreendimentos;
  • equipamentos;
  • obras de arte;
  • cavalos de corrida.

Já os ativos intangíveis podem ser, por exemplo:

  • direitos autorais;
  • empréstimos;
  • marcas registradas;
  • criptoativos;
  • carreiras de esportistas e artistas.

A partir dos exemplos que dei acima, podemos pensar que, sim, praticamente tudo pode ser tokenizado!

Quais são os 5 principais tipos de tokens?

Os tokens são categorizados a partir do ativo que representam. Os 5 principais tipos são:

  • NFTs
  • Payment Tokens
  • Utility Tokens 
  • Security Tokens 
  • Equity Tokens

NFTs

NFT é uma sigla para o termo “Non Fungible Tokens”, ou, no bom português, “Tokens Não Fungíveis”. Isso significa que esse tipo de token é único e não pode ser substituído por outro.

Para entender o conceito de fungível e não fungível, usarei a Bitcoin como exemplo. A criptomoeda mais popular do mercado é fungível, ou seja, passível de substituição, uma vez que você pode trocá-la por outro tipo de criptomoeda e continuar possuindo a mesma coisa.

Por outro lado, um objeto de colecionador, por exemplo, não pode ser substituído, por isso é não fungível. Pense na Monalisa, do pintor italiano Leonardo da Vinci. Imagine se você a possuísse e trocasse por outra obra de arte. No fim das contas, você teria algo completamente diferente.

Os NFTs são os tipos de tokens que mais vêm crescendo, principalmente pelo fato de que muitos ativos podem ser operados por esse tipo de token. Os NFTs são bastante usados para artes digitais, música, jogos e até mesmo filmes.

Payment Tokens

Os Payment Tokens são provavelmente, o tipo mais conhecido, porque são associados às criptomoedas. Eles funcionam como o dinheiro, porém, nesse caso, estamos falando de uma moeda digital, como o BitcoinLitecoin e as stablecoins.

Essa modalidade é utilizada, literalmente, como um meio de pagamento, seja para produtos, remessas internacionais ou qualquer outra finalidade que tenha como objetivo realizar a transferência de capital.

Os Payment Tokens são usados majoritariamente no ambiente online e em alguns ambientes específicos, como e-commerce ou para certos produtos específicos. Eles são muito seguros, então é extremamente improvável que sejam fraudados.

Utility Tokens

Como o próprio nome diz, os Utility Tokens são aqueles tokens que possuem uma utilidade. Isso significa que só serão utilizados para aplicações específicas.

Os tokens de utilidade, como também são conhecidos, podem funcionar como:

  • cupons de pré-venda;
  • direito de acesso a uma rede ou serviço;
  • benefícios para colaboradores;
  • direito de voto;
  • programas de fidelidade.

Uma diferença importante desse tipo de token em relação ao Payment Token é que, normalmente, ele possui uma quantidade pré-determinada disponível. Desta forma, acaba sendo valorizado ao longo do tempo devido ao crescimento da demanda gerada pela escassez.

Security Tokens

Podemos entender os securities como ativos negociáveis (obrigações, débitos, ações, garantias e etc.). Se formos colocar em termos práticos, um security é como ter algo ou parte de algo sem a necessidade de possuí-lo.

Quando todo o processo é realizado através de uma blockchain, utilizando tokens, o security passa a ser chamado de Security Token. Logo, os Security Tokens são securities criptográficos comprados por investidores e que geram os dividendos, dividem lucros e pagam juros para esses investidores no futuro.

A principal vantagem de utilizar os Security Tokens para esse modelo de investimento é a liquidez. Os securities “baseados em papel”, como ações e imóveis, possuem problemas nesse aspecto.

Com a tecnologia utilizada pelos tokens e a Blockchain, os dividendos podem ser pagos de forma simples, através dos Smart Contracts. Eles tornam o processo bem mais ágil e automatizado, de formas que o mercado tradicional não consegue.

Equity Tokens

Os Equity Tokens funcionam como um tipo de ação de empresa, que representa uma parcela de participação a quem os possui. Dependendo do tipo do Equity Token, você pode ter direito a parte dos lucros e direito de voto em momentos de decisões no negócio.

A diferença desse tipo de token para as ações tradicionais reside no fato de que as ações são registradas em um banco de dados e possuem certificados de papel. Já os tokens ficam registrados na blockchain.

Os Equity Tokens podem ser oferecidos publicamente para os investidores, assim como os Security Tokens, por meio de uma STO (Security Token Offering), que são parecidas com as IPO (Initial Public Offering), com mais vantagens!

Com todos esses tipos de tokens presentes no mercado, há mais dúvidas sobre o fato de que a tokenização está ocupando cada vez mais espaço como uma ótima alternativa para quem busca novos investimentos?

Os tokens apresentam uma forma bastante democrática de realizar investimentos. Não é necessário investir grandes quantias ou ser dono de grandes negócios e bens para investir neles.

Além disso, com os tokens, você poderá diversificar seus investimentos e explorar um mundo de oportunidades além do mercado tradicional!

LEIA MAIS

Você pode gostar...