Vitalik Buterin chama o ‘Community Notes’ do X de um exemplo de ‘valores cripto’

O cofundador da Ethereum disse que o algoritmo por trás da ferramenta do X para classificar o conteúdo como útil e fornecer contexto era “surpreendentemente próximo de satisfazer o ideal de neutralidade credível”.

O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, ofereceu uma análise da ferramenta Community Notes do X – anteriormente conhecido como Twitter – comparando a funcionalidade a um exemplo de “valores cripto” nas redes sociais.

Em uma postagem de 16 de agosto em seu site pessoal, Buterin afirmou que, dado que as Community Notes do X são exibidas ou não com base “inteiramente em um algoritmo de código aberto”, a ferramenta da plataforma era “a coisa mais próxima de uma instância de ‘valores cripto’ que vimos no mundo mainstream”. Community Notes, um recurso do Twitter lançado nos EUA como Birdwatch em outubro de 2022 – antes da aquisição da empresa por Elon Musk – tinha como objetivo permitir que os colaboradores classificassem os tweets como “úteis” e oferecessem contexto.

“Não é perfeito”, disse Buterin sobre o algoritmo por trás do recurso. “Mas é surpreendentemente próximo de satisfazer o ideal de neutralidade credível, ao mesmo tempo em que é impressionantemente útil, mesmo em condições controversas.”

O co-fundador da Ethereum forneceu uma análise detalhada do algoritmo do Community Notes, incluindo o fato de que ele não “calcula ingenuamente uma média dos votos das pessoas” para determinar o quão útil um comentário pode ser para os usuários, além de detectar grandes divisões políticas em conteúdo. O recurso permitiu contexto adicional para fotos aparentemente enganosas usadas como prévias de histórias e desinformação sobre COVID-19.

“Eu diria que a estética ‘theorycel’ do lado cripto [referenciando este tweet] é necessária exatamente para distinguir protocolos que são realmente descentralizados de construções precárias que parecem boas e parecem funcionar bem, mas que por baixo do capô exigem confiar em alguns atores centralizados – ou pior, acabam sendo golpes completos”, disse Buterin.

Ele acrescentou:

“É o mais próximo que as aplicações de grande escala vão chegar nos próximos anos, e podemos ver que já oferece muito valor.”

Buterin chegou a sugerir que Musk pode ter ordenado às pessoas que trabalham na plataforma que removessem certos Community Notes que pudessem estar contra seus interesses comerciais, como criticar o governo da China. Apesar da sugestão do co-fundador da Ethereum e das críticas a “ações altamente controversas” no Twitter após a tomada de controle de Musk, o CEO do X chamou a postagem de uma “ótima análise”.

Ótima análise de @CommunityNotes por @VitalikButerin https://t.co/DXiGAWqSvn

— Elon Musk (@elonmusk) 16 de agosto de 2023

Musk, que se descreveu como um “absolutista da liberdade de expressão” antes de assumir o controle do Twitter em outubro de 2022, pode ter sido responsável por adicionar um atraso de cinco segundos para links de organizações de notícias, incluindo o The New York Times, e o Facebook, de acordo com uma reportagem do Washington Post. A análise de Buterin ocorreu enquanto Musk estava envolvido em uma discussão online com o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, sobre os dois bilionários planejando uma luta de artes marciais mistas em algum momento no futuro.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...