Craig Wright ‘não entende nada de blockchain’, diz Vitalik Buterin
Vitalik Buterin nega que patentes sejam necessárias, dizendo que Craig Wright e nChain não entendem de blockchain.
O fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, deu uma ‘palmada’ em Craig Wright, sobre seu portfólio de patentes de blockchain, resultando em um acalorado debate no Twitter.
Buterin disse que quem se vangloria de patentes de blockchain não entende blockchain:
Tweet:
Se você está se gabando de quantas “patentes de blockchain” seu país / empresa / organização possui, não entende as blockchains.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) 23 de abril de 2020
Wright (principal cientista da nChain) alega que a nChain registrou mais de 800 pedidos de patentes de blockchain e foi concedido entre 50 e 100. Este portfólio de patentes representa uma ameaça legal para projetos de blockchain do Bitcoin Cash à Lightning, e os críticos argumentam que isso é contra natureza de código aberto da blockchain e é uma forma de trolling de patentes.
Eu sei que você é, mas o que eu sou?
O fundador do Coingeek e mentor de Wright, Calvin Ayre, reagiu dizendo que Buterin não entende blockchain e alegou que o Ethereum era uma plataforma que cultivava golpes de ICO.
Tweet:
na verdade, você não entende blockchains. Você não pode nem copiar Craig corretamente. Você foi usado para mais golpes na tempestade de shitecoins que o mundo viu. A história não será gentil. Patentes, por outro lado, são reais.
— Calvin Ayre (@CalvinAyre) 23 de abril de 2020
A conversa evoluiu a partir daí com Buterin dizendo “BSV não escala” e Ayre respondendo que “essa [conversa] é estúpida” e vários defensores do BSV e do Ethereum respondendo.
O CEO da Dragonchain, Joe Roets, foi inspirado a publicar uma postagem em apoio à filosofia de código aberto da blockchain e ao sistema de patentes. O Dragonchain DApp Eternal também imortalizou os comentários de Buterin sobre a blockchain Dragonchain, onde nunca pode ser excluído ou censurado.
Por que a nChain quer uma patente?
O presidente da Bitcoin Association, Jimmy Nguyen – ex-CEO da nChain – disse em março que o número real de patentes registradas havia acabado de chegar a 666. Ele resumiu muito bem os medos da comunidade blockchain sobre o assunto:
“Se você ouvir os trolls online, Craig está empenhado em patentear todo o Bitcoin e toda a blockchain como parte de sua busca pelo domínio do mundo”
Mas Nguyen, um ex-advogado de patentes, disse que é certo que as empresas de blockchain busquem patentear suas tecnologias:
“Como qualquer negócio sensato, também gostamos de proteger nosso investimento, garantindo os direitos de propriedade intelectual, quando apropriado. Com muito trabalho e grandes despesas, a nChain produziu o que acreditamos ser o maior e melhor portfólio de patentes de blockchain do mundo.”
No entanto, Craig Wright disse a Micky em fevereiro que havia lançado o portfólio de patentes para obter controle sobre os forks e altcoins do Bitcoin:
“Basicamente, se eu realmente quiser … tentar parar todas as divisões, forks e golpes de altcoin que estão aparecendo fingindo ser blockchains, a única maneira que eu realmente poderia pensar em fazer isso seria começar a patentear.”
Indivíduos importantes na criptosfera, como Peter Mckormack, Roger Ver e CZ da Binance, todos expressaram preocupações sobre o portfólio de patentes da nChain.
Leia mais:
- Sony aposta na blockchain para reformular futuro do transporte público
- China lança Aliança de Inovação Blockchain, com Huawei e Alibaba como membros
- Multinacional EY monta equipe de blockchain no Brasil e planeja centro de excelência no país
- Cofundador da Lighting Labs e Bitcoin Developers Slam Study na Lightning Network
- VeChain perde US$ 6,6 milhões em token VET em invasão hacker a carteira de recompra
- eBay nega rumores de que começará a aceitar criptos, apesar de publicidade em evento cripto
- Mais carnificina na segunda-feira? Futuros dos EUA caem e Bitcoin fica abaixo de US$ 6.000