Lideranças brasileiras da Web3 marcam presença em importante evento global

O Women’s Forum Global deste ano contou com a presença de representantes da EVE, uma DAO brasileira focada em empoderamento feminino

O Women’s Forum é uma iniciativa da empresa francesa Publicis Groupe, iniciada em 2005. Dessa iniciativa surgiu o evento anual Women’s Forum Global, cuja 17ª edição foi realizada entre os dias 29 e 30 de novembro, em Paris, capital francesa. O evento reuniu mulheres de 175 diferentes países, e abordou diferentes temas.

Duas importantes figuras da Web3, Heloisa Passos e Ana Laura Magalhães, estiveram presentes no Women’s Forum Global e representaram o Brasil.

Presença do Brasil

Heloisa Passos é CEO do estúdio de jogos em blockchain Trexx e fundadora do projeto NAVE, e Ana Laura Magalhães é fundadora da ONG Humanas e cofundadora da EVE. A EVE é uma organização autônoma descentralizada (DAO, na sigla em inglês) criada por lideranças femininas que atuam nos setores de tecnologia, cultura, empreendedorismo e no mercado financeiro. O objetivo é criar uma Web3 inclusiva e representativa.

“Na EVE, a arte representa uma forma de desmistificar um conceito artístico geral, que é extremamente sexualizado, bem como atua no onboarding de mulheres investidoras dentro da Web3”, afirma Ana Laura.

A facilitação na entrada de mulheres na Web3 é especialmente necessária. Dados de uma pesquisa realizada pelo próprio Women’s Forum Global apontam que 56% das mulheres consideram que têm menos oportunidades para levantar fundos para seus negócios quando comparadas a fundadores homens.

Contexto global

A participação no evento serviu como uma forma de medir como a DAO, que utiliza a Web3 como ferramenta de empoderamento feminino, pode ser mais efetiva em seu propósito. Cintia Ferreira, fundadora da EVE, avalia que o movimento educacional feito por iniciativas da Web3 possibilita novos acessos e conexões para as pessoas.

“Enxergo que eventos internacionais, como o Women’s Forum Global, têm uma grande importância no nosso ecossistema e dentro do modelo de negócios da EVE, criando conexões que, até então, não existiam”, diz Ferreira. Ela acrescenta que a presença da organização no evento foi fundamental para potencializar os objetivos traçados para 2023, que é impactar ainda mais mulheres na América Latina e nos Estados Unidos.

A reunião de tantas lideranças femininas em um só evento é importante para motivar a ação, diz Heloisa Passos. “Temos que sair de uma seara onde existem apenas palavras estampadas em paredes, como manifestos em startups, para ações reais de transformação e impacto”, diz Passos. 

Para a CEO da Trexx, é através do apoio a iniciativas e investimento em projetos de lideranças femininas que outras mulheres se sentirão mais inclinadas a participar do mercado. “É assim que vamos enxergar a transformação que tanto falamos, e vem a passos curtos ano após ano”, conclui.

Leia mais:

Você pode gostar...