Reguladora de valores mobiliários dos EUA investiga Wall Street por custódia cripto
Segundo fontes, o regulador está investigando consultores de investimentos registrados sobre como eles oferecem custódia cripto a seus clientes.
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos tem investigado os tradicionais consultores de investimentos de Wall Street que podem oferecer custódia de ativos digitais a seus clientes sem as devidas qualificações.
Uma matéria da Reuters de 26 de janeiro citando “três fontes com conhecimento do inquérito” disse que a investigação da SEC está em andamento há vários meses, mas acelerou após o colapso da bolsa de criptomoedas FTX.
As investigações da SEC não eram conhecidas antes, pois as investigações da agência não são públicas, disseram as fontes.
De acordo com o relatório da Reuters, muitos dos esforços da SEC nesta investigação estão investigando se os consultores de investimento registrados cumpriram as regras e regulamentos sobre a custódia de criptoativos de clientes.
Por lei, as empresas de consultoria de investimento devem ser “qualificadas” para oferecer serviços de custódia a clientes e cumprir as salvaguardas de custódia estabelecidas no Investment Advisers Act de 1940.
O Cointelegraph procurou a SEC para buscar esclarecimentos sobre o assunto, mas não recebeu uma resposta imediata.
If adopted, our best ex rule would help ensure that brokers have policies & procedures in place to uphold one of their most important obligations: to seek best execution when trading securities, whether equities, fixed income, options, crypto security tokens, or other securities. pic.twitter.com/gZdIEcNbVY
— Gary Gensler (@GaryGensler) January 24, 2023
A recente revelação sugere que a SEC não fechou os olhos para as empresas de investimento tradicionais no espaço de ativos digitais, disse Anthony Tu-Sekine, que lidera o Blockchain and Cryptocurrency Group de Seward e Kissel, em nota à Reuters:
“Esta é uma questão de conformidade óbvia para consultores de investimentos. Se você tem a custódia de ativos de clientes que são valores mobiliários, precisa custodiar esses ativos com um desses custodiantes qualificados.”
“Acho que é uma decisão fácil para a SEC”, acrescentou.
Em 15 de novembro de 2022, a Wall Street Blockchain Alliance (WSBA) escreveu uma carta à SEC para buscar clareza sobre quais possíveis alterações, se houver, se aplicam à “Regra de custódia” no que se refere aos ativos digitais.
O Cointelegraph entrou em contato com a WSBA para verificar se eles receberam uma resposta da SEC.
Enquanto isso, o regulador de valores mobiliários continuou a reforçar seus esforços de aplicação de criptomoedas ao longo do ano. Em maio de 2022, expandiu sua equipe “Crypto Assets and Cyber Unit” em quase 100%.
Também se manteve ocupado lidando com o processo em andamento contra a Ripple Labs, ações relacionadas ao colapso da FTX e seu fundador Sam Bankman-Fried, entre muitos outros.