AXS acumula alta mensal de 77%, mas queda no número de jogadores aponta desafio para os jogos P2E

Token nativo do Axie Infinity conseguiu acompanhar rali das altcoins em janeiro, mas o número de jogadores despencou para o mínimo desde novembro de 2020.

No início da semana, enquanto o Bitcoin (BTC) caminhava de lado e as altcoins subiam até 68%, dois tokens ameaçavam se manter em alta. Um deles era o AXS, token nativo do jogo play-to-earn (P2E) construído em blockchain Axie Infinity, que era negociado a US$ 11,20 (-7,1%) e acumulava alta mensal de 77% nesta sexta (27). Entretanto, a alta do AXS em janeiro, quando a altcoin chegou a acumular ganhos de 135%, não retrata os desafios que o Axie Infinity enfrenta quando o assunto é o número de jogadores. 

Gráfico mensal do par AXS/USD. Fonte: CoinMarketCap

De acordo com um levantamento do site de estatística de jogo activeplayer.io, o Axie, apesar de acumular US$ 4,26 bilhões em vendas de tokens não fungíveis (NFTs) do jogo, chegou a uma média de 432 mil jogadores em janeiro, menor número desde novembro de 2020 e muito distante do recorde de 2,78 milhões de jogadores, em janeiro de 2022.

Segundo o levantamento, o último mês de 2022 e o primeiro de 2023 foram o mais desanimadores em relação às vendas de NFTs do projeto da desenvolvedora vietnamita Sky Mavis, apesar do aumento mensal de 41% de transações da rede através da qual são feitas as transações dos colecionáveis, a Ronin Network, período em que as vendas alcançaram pouco mais de US$ 1,4 milhão. 

Na contramão da descrença dos jogadores que abandonaram o Axie Infinity e outros jogos em blockchain nos últimos meses, alguns especialistas entrevistados pela coluna E-Investidor, do jornal O Estado de São Paulo, acreditam que os jogos P2E irão reagir. É o caso do gerente de marketing da exchange de criptomoedas CoinEx BR, Marcos Lustosa, apontou para a existência de “possibilidades de mudanças para que o mercado se torne mais atrativo.” 

O analista da casa de análises Empiricus Vinicius Bazan discorreu sobre os efeitos causados no mercado de criptomoedas pelo avanço das taxas de juros dos bancos centrais e, no caso do Axie, ele justificou que o projeto foi o embrião do segmento P2E e que, por isso, estava suscetível ao erro. Já o professor de Sistemas de Informação da Universidade Presbiteriana Mackenzie Nelson Mitsuo observou que o Axie não possui uma dinâmica atrativa a novos jogadores e que os mais antigos são “quase invencíveis.”

Sobre a queda de atratividade do Axie, a professora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Tatiana Revoredo disse que os jogos precisam de mecanismos de incentivo, como o lançamento de roupas, bonecos, armaduras e desafios extras, e que “é preciso chamar a atenção das pessoas para que elas joguem e, consequentemente, a cripto valorize.”

Para o analista da exchange Mercado Bitcoin Bernard Pedra, o Axie Infinity Origin, versão atual do Axie, lançada em setembro do ano passado, pode ser um divisor de águas para a reação do projeto, por causa da “interface diferente, mecânicas inovadoras, efeitos especiais e história principal diferente”, características que despertaram o otimismo do especialista. 

Outra estratégia para a retomada dos jogos em NFT para 2023 é a possibilidade de entrada de grandes empresas de jogos tradicionais nesse ecossistema ao longo do ano, conforme noticiou o Cointelegraph.

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