Regulamentação cripto dos EUA acontecendo ‘a portas fechadas’ – CEO da Blockchain Association

O “trabalho foi feito” para a regulamentação da stablecoin nos EUA, mas muitos em Washington DC estão se sentindo “queimados” e “traídos” com o colapso da FTX no ano passado.

O Congresso dos Estados Unidos precisa assumir o controle da legislação cripto e torná-la um “processo aberto”, onde todo o mercado é analisado “de forma abrangente”, sugere Kristin Smith, CEO da Blockchain Association – uma importante organização sem fins lucrativos da indústria cripto dos EUA.

Em uma entrevista à Bloomberg em 22 de fevereiro, Smith disse que o setor precisa que os legisladores dos EUA liderem a legislação cripto, apesar de tornar o processo “muito lento”, com os reguladores “intervindo” nesse ínterim.

Smith observou que, apesar dos reguladores “agirem muito rapidamente”, o progresso na legislação está acontecendo “a portas fechadas”, sugerindo que é vital um maior envolvimento da indústria em um “processo aberto”, que envolveria o Congresso.

Smith acredita que o problema com os reguladores que lideram a legislação com ações de execução e acordos está relacionado a “fatos e circunstâncias muito específicos”.

Ela explicou que é uma posição difícil para o Congresso no momento, já que muitos em Washington DC que “eram próximos” do ex-CEO da FTX Sam Bankman-Fried e da FTX se sentem “queimados” e “traídos” pelo colapso da exchange de criptomoedas em novembro de 2022 .

Smith está esperançoso de que a regulamentação da stablecoin acontecerá em breve nos EUA, dizendo que o Congresso está analisando isso “desde 2019” e o “trabalho foi feito”. Ela disse que “chegou perto” de acontecer no ano passado, antes do colapso da FTX.

Ela acrescentou que os riscos cripto são diferentes dos serviços financeiros tradicionais, portanto, os reguladores devem dedicar mais tempo à regulamentação do mercado e “adaptá-los a esses riscos”.

Smith sugeriu que a regulamentação da stablecoin e do “lado do mercado” deveria ser uma prioridade maior do que o foco na legislação de atividades criminosas relacionadas à cripto, dizendo que os livros públicos o tornam “muito mais transparente” do que vemos no sistema financeiro tradicional.

Isso ocorre depois que o diretor de políticas da Blockchain Association, Jake Chervinsky, foi ao Twitter em 15 de fevereiro, afirmando que não importa quantas ações de execução a Comissão de Valores Mobiliários e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities tragam, elas estão “obrigadas pela realidade legal”, acrescentando que “nenhum dos dois” tem autoridade para “regular cripto de forma abrangente”.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...