Comitê da Câmara dos Deputados dos EUA marca audiência sobre a FTX para 13 de dezembro

O evento da Câmara, intitulado “Investigando o colapso da FTX”, acontecerá após uma audiência semelhante no Comitê de Agricultura do Senado agendada para 1º de dezembro.

O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA anunciou que realizará uma audiência para investigar os eventos que resultaram no colapso da exchange de criptomoedas FTX.

A presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, Maxine Waters, disse em 28 de novembro que os deputados discutirão o colapso da FTX no inquérito de 13 de dezembro, que deve ser a primeiro de uma série de audiências sobre a falência da exchange golbal de criptomoedas. O evento fora anunciado em 16 de novembro, mas não estava programado até agora.

Após a queda da FTX, a necessidade urgente de regulação nunca foi tão grande. O @FSCDems antecipou essa necessidade e já trabalha há vários meses sob a liderança da presidente Waters, com RM McHenry, para elaborar uma legislação bipartidária.

— U.S. House Committee on Financial Services (@FSCDems) 

O comitê da Câmara disse em seu comunicado anterior que esperava ouvir os indivíduos e as empresas envolvidas nos eventos que levaram a FTX à falência de Capítulo 11, incluindo o ex-CEO Sam Bankman-Fried, a Alameda Research e a Binance. Embora Bankman-Fried ainda estivesse baseado nas Bahamas no momento da publicação, o jornalista do New York Times Andrew Sorkin disse em 24 de novembro que o ex-CEO da FTX pretendia participar de uma conferência  na cidade de Nova York em 30 de novembro.

O Comitê de Agricultura do Senado dos EUA também agendou uma audiência intitulada “Lições aprendidas com o colapso da FTX” para 1º de dezembro, com o presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, Rostin Behnam, convocado para comparecer como testemunha. Não está claro se Bankman-Fried também falará com o comitê caso permaneça no país após sua viagem a Nova York.

A FTX tem sido alvo de legisladores e reguladores em todo o mundo após o pedido de falência da empresa encaminhado à justiça dos EUA em 11 de novembro. O governo australiano diz que seu departamento do Tesouro planeja implementar leis destinadas a melhorar a proteção aos investidores no ano que vem, enquanto as autoridades de Singapura estão sob escrutínio por não terem alertado os investidores sobre os riscos da FTX.

LEIA MAIS

Você pode gostar...