O que os dados on-chain nos mostram sobre o fim do primeiro trimestre das criptomoedas

Investidores de longo prazo se acumulando – A quantidade de Bitcoin e Ether de propriedade de hodlers continua a atingir máximas históricas.

As criptomoedas se recuperaram fortemente no primeiro trimestre de 2023, com Bitcoin e Ether realizando seus maiores ganhos trimestrais de preços desde o 1º trimestre de 2021. A recuperação dos preços vem após a exaustão das vendas após o colapso da FTX, uma perspectiva macro de melhoria para ativos de risco e catalisadores positivos para cripto no horizonte. Mas principalmente por conta do aumento de liquidez do mercado, visto que o Bitcoin é sorvedouro de liquidez, assim como as ações das Big Techs/Nasdaq.

Screenshot 2023-03-30 em 6.57.48 PM

O Bitcoin superou a maioria dos ativos no 1º trimestre de 2023. O desempenho superior do Bitcoin é provavelmente indicativo de seu crescente apelo como uma reserva digital de valor, com sua correlação com os preços do ouro aumentando de -0,3 no início do ano para 0,9 fechando o trimestre por mercados de capitais da ITB.

No 1º trimestre, testemunhamos o aquecimento das guerras de stablecoin, com o USDT ganhando mais participação de mercado à medida que a Circle lutava contra a crise bancária e o USDC experimentava sua maior despareamento com o dólar até o momento.

O aumento trimestral de 49% do Ether também superou muitos criptoativos (e certamente ações), embora tenha ficado atrás do Bitcoin desde o desastre do Vale do Silício e a reação correspondente do Fed.

Captura de tela 2023-03-30 às 6.35.11 PM

A recente crise bancária alimentou o rali do Bitcoin. O primeiro bloco Bitcoin tinha a manchete de notícias “The Times 03/Jan/2009 Chancellor à beira do segundo resgate para os bancos.” inscrita nele, divulgando o valor do Bitcoin como uma alternativa potencial.

Quatorze anos depois, enquanto os EUA e partes da Europa experimentam outra crise bancária e a subsequente intervenção do banco central, o Bitcoin subiu mais de 20%, superando a grande maioria dos ativos.

esde então, o balanço do Fed aumentou em US $ 392 bilhões, provocando um sentimento de alta, já que muitos preveem maior liquidez e taxas mais baixas à frente, impulsionando o Bitcoin mais alto (com metas de preço de até US $ 1 milhão de Balaji).

Embora os preços e o sentimento tenham se recuperado no 1º trimestre, o que vem a seguir para a cripto ainda não está claro. No cenário macro, os ventos contrários que vinham empurrando para baixo os ativos de risco parecem ter diminuído, mas, ao mesmo tempo, é cada vez mais evidente que o mercado cripto atingiu o estágio onde há muita tensão política, com Elizabeth Warren concorrendo ao Senado em uma campanha anti-cripto e o Signature Bank sendo assumido de forma suspeita pelos reguladores, apesar de ser solvente.

Isso está criando dúvidas sobre se os preços continuarão subindo ou se retrairão após o forte desempenho trimestral.

Screenshot 2023-03-30 em 7.04.26 PM

Testando um forte suporte

Com base em dados de blockchain, podemos ver que tanto o Bitcoin quanto o Ether estão atualmente em um ponto de grande atividade de compra.

US $ 27 mil e US $ 1,7 mil para Bitcoin e Ether, respectivamente, são os níveis a serem observados no curto prazo, pois têm a maior concentração de compradores, com 623,8 mil BTC (~ US $ 17 bilhões) e 8,4 milhões de ETH (~ US $ 15,1 bilhões) sendo adquiridos neste nível.

Se os preços violarem esse nível, não há muito suporte com base nos padrões de compra anteriores até US $ 24,5 mil e US $ 1.500 para Bitcoin e Ether.

Do lado das vendas, as altas recentes de US $ 29 mil e US $ 1.850 têm pressão de endereços que compraram anteriormente em torno dessa área, mas não há muita resistência adicional se os preços subirem além desses níveis.

Screenshot 2023-03-30 em 7.15.28 PM

Investidores de longo prazo se acumulando – A quantidade de Bitcoin e Ether de propriedade de hodlers continua a atingir máximas históricas.

Os endereços que detêm ativos há mais de um ano aumentaram suas participações em US $ 13,4 bilhões e US $ 4,7 bilhões em Bitcoin e Ether, respectivamente, até agora em 2023.

Se a história dos mercados em alta anteriores se repetir, é improvável que esses endereços sejam vendidos até que nos aproximemos de máximas históricas anteriores.

Catalisadores do 2º trimestre

Além dos fatores macro e on-chain, há outros eventos futuros a serem lembrados à medida que o segundo trimestre começa.

Espera-se que a atualização de Xangai do Ethereum entre em operação em 12 de abril, trazendo retiradas de stakes após mais de dois anos. As retiradas iniciais podem causar alguma pressão de venda, embora estas tenham que passar por uma fila de saída, o que impede retiradas maciças de stakes. A longo prazo, isso incentiva mais detentores de ETH a apostar à medida que a incerteza de não poder se retirar é removida, o que pode ser visto como uma força de alta, bloqueando temporariamente o fornecimento e, ao mesmo tempo, tornando a rede mais segura.

O halving do Bitcoin ainda está a um ano de distância, mas dado o número de pessoas que olham para este evento como uma força por trás dos ciclos de preço, é possível que muitos comecem a executar essa narrativa e comprem com antecedência. Por outro lado, as datas para o Mt. Gox retornar o Bitcoin anteriormente hackeado no valor de US $ 17,6 bilhões estão se aproximando.

No geral, há uma confluência de fatores de alta e baixa que provavelmente tornarão o segundo trimestre interessante.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...