Usuários do Twitter pedem às forças armadas ucranianas que comecem a aceitar doações de criptomoedas

O Ministério da Defesa da Ucrânia afirma que recebeu vários pedidos de estrangeiros para doar para suas Forças Armadas, mas não pode aceitar receitas de criptomoedas.

Na quinta-feira, a Rússia iniciou uma invasão em larga escala na Ucrânia em várias fronts, provocando uma resposta rápida do governo ucraniano ao mobilizar tropas, civis armados e convocar líderes mundiais para ajudá-los.

No mesmo dia, o Ministério da Defesa da Ucrânia começou a aceitar doações para suas forças armadas, criando uma conta bancária designada para transferências eletrônicas em moeda estrangeira. O exército ucraniano citou “vários pedidos de pessoas físicas e jurídicas que não são residentes da Ucrânia e desejam fazer doações”. Parece que uma parte específica do memorando chamou a atenção dos usuários de mídia social:

“A legislação nacional não permite que o Ministério da Defesa da Ucrânia use outros sistemas de pagamento (‘Webmoney’, ‘Bitcoin’, ‘PayPal’ etc.)”

Os entusiastas das criptomoedas rapidamente acessaram a conta do governo ucraniano no Twitter, onde o link foi postado, para solicitar a aceitação de doações em moeda digital. Por exemplo, o usuário TechLeakers escreveu: “Obtenham um endereço de criptomoeda Bitcoin. Será aceito globalmente.” No entanto, alguns também expressaram sua preocupação com o potencial das Forças Armadas ucranianas aceitarem doações de criptomoedas, com o usuário “MMusikwolf” escrevendo:

“Não doem criptomoedas. O valor oscila muito para que seja útil nesse sentido. [Fiat] O dinheiro tem a maior liquidez de qualquer ativo e, portanto, pode ser usado mais rapidamente.”

Mas outros, como o BiggieWhale, rapidamente apontaram que as moedas digitais de stablecoin, como o USDT, estão atreladas ao dólar dos Estados Unidos e, portanto, teoricamente, não sofrem o mesmo grau de volatilidade de preços. Pelo menos uma organização não-governamental ucraniana, Come Back Alive, atualmente aceita doações em BTC, com os lucros indo para o Exército Ucraniano.

doações em criptomoedas podem ser úteis: é realmente fácil, rápido, barato e seguro
Considere também este método

— timo (@tymo_tt) 24 de fevereiro de 2022

Devido ao avanço militar da Rússia, ativos globais e preços de câmbio, incluindo o valor do Bitcoin (BTC) e da hryvnia ucraniana, estão atualmente passando por fortes liquidações.

O CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, comentou sobre a questão da desestabilização da moeda na Europa Oriental devido à invasão. Em um longo tópico no Twitter, Bankman-Fried escreveu: “Se você estivesse na Ucrânia agora, onde confiaria seu dinheiro?” Ele também disse: “E mais importante, pode haver guerra. Isso é muito ruim para o mundo. F*da-se todas essas coisas de preço. Vá lá fora e faça algo de bom para alguém.”

Segundo o governo ucraniano, 40 pessoas foram mortas nas primeiras horas da invasão russa, com várias dezenas de feridos. Além de atingir instalações militares ucranianas, houve relatos de mísseis russos atingindo infraestruturas críticas, como aeroportos e estabelecimentos civis.

Imagens do bombardeio do aeroporto em Ivano-Frankivsk. #Ukraine #Russia pic.twitter.com/MLVuNyPItI

— Ω (@w4rw4tcher) 24 de fevereiro de 2022

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...