Indústria de transportes apostou na adoção de blockchain como resposta à crise em 2020

Empresas foram levadas a acelerar digitalização durante a pandemia de coronavírus e blockchain foi aliada do setor.

A indústria dos transportes, uma das mais importantes durante pandemia de coronavírus de 2020, apostou na tecnologia blockchain para a digitalização dos serviços e da cadeia produtiva como forma de combate à crise global. A informação é da Agência Estado.

Segundo o texto, muitas tecnologias disruptivas já vinham sendo adotadas antes da explosão da podemia, mas os investimentos foram acelerados e a adoção de tecnologias como a blockchain tornou-se algo indispensável.

O diretor-executivo do Centro Nacional de Navegação Transatlântica, Claudio Loureiro, diz no texto:

“Várias ferramentas digitais que já vinham sendo utilizadas e tecnologias, como o blockchain (espécie de livro contábil público que certifica transações), tiveram crescimento significativo na pandemia”

A pandemia também afetou a demanda global por alimentos, impactando no crescimento das commodities agrícolas e alta do dólar no Brasil. Com isso, a indústria de transportes marítimos foi uma das que foi levada a apostar nas tecnologias disruptivas e colheu frutos.

Oliver Cunningham, da gigante KPMG, ressalta que a crise exigiu que a maioria das empresas tivesse que “pensar diferente” e quem já tinha feito experimentos com adoção de novas tecnologias “sofreu menos”:

“A maioria das organizações trabalhava, até então, com a inovação de forma experimental. A indústria percebeu que vai ter de mexer debaixo do capô, no chassi, na suspensão… não apenas na pintura.”

A maioria das empresas de transporte de passageiros, por outro lado, sofreu bem mais do que as que fazem transporte de produtos essenciais e commodities.

As empresas de transporte rodoviário, por exemplo, investiram em tecnologias capazes de conter a propagação do vírus em ambientes fechados como ônibus e vans. As empresas ainda sofrem com cerca de 30% de passageiros a menos.

LEIA MAIS

Você pode gostar...