O Metaverso chama: NFTs constroem economias virtuais para permanecerem relevantes em 2022
“Utilidade” é a palavra-chave da NFT em 2022 e alguns projetos prospectivos estão se aventurando no Metaverso, integrando estratégias de gamificação e emissão de tokens ao seu roteiro.
À medida que os projetos NFT se preparam para embarcar no Metaverso, parece que eles estão mudando de suas imagens estáticas para integrar mecânicas que fornecem utilidade.
Notavelmente, o Bored Ape Yacht Club acumulou mais de US $ 1 bilhão em volume total e anunciou um jogo móvel do tipo jogar e ganhar (play-and-earn), enquanto outros projetos primatas, CyberKongz e SmolBrains, continuam a anunciar e integrar novos recursos de gamificação às suas coleções.
Os investidores parecem não estar apenas procurando por projetos com comunidades e utilidade fortes, mas parece que as capacidades técnicas também estão no topo da lista. Essa noção ficou evidente depois que a coleção Cool Pets da Cool Cats experimentou soluços consecutivos com seu lançamento e, desde então, está em tendência de baixa enquanto os detentores aguardam sua revelação.
Talvez as coleções de NFT estejam amadurecendo e se concentrando em entregar o que é prometido em seus roteiros de longo prazo. Também é possível que eles estejam procurando maneiras de sustentar valor e relevância com suas respectivas comunidades em 2022.
Projetos visam bloquear a utilidade
A palavra na rua é que há um novo termo para estar ciente, “play-and-kollect”, uma frase cunhada por CyberKongz. CyberKongz é uma das, se não, a primeira coleção a integrar um mecanismo de geração de token aos seus NFTs e um mecanismo de reprodução. Seu token de governança, BANANA, foi introduzido como uma forma de os usuários personalizarem seu NFT e criarem BebeKongz.
De maneira semelhante, a coleção SupDucks PFP da Franky Nines gera VOLT, o token de utilidade que os colecionadores usam para comprar ingredientes para gerar um MegaToad. Ao integrar um mecanismo e modelo de token, os projetos também estão gamificando a experiência de stacking e holding.
Where my @RealSupDucks family at… who still stacking $Volt to mint another MEGATOAD? #sup pic.twitter.com/ahDJIzL0Y3
— patrickjamesNFT.pcc.eth (@patrickjamesNFT) December 30, 2021
Para incentivar os detentores de BebeKongz e dar-lhes utilidade, a CyberKongz anunciou que cada genesis ou BebeKong poderia ser trocado por um CyberKongz VX. CyberKongz VX são versões pixeladas 3D encorpadas da coleção.
Desde seu lançamento em 15 de agosto de 2021, o preço médio diário do CyberKongz VX aumentou quase 193%, ficando em um piso fino de 2,4 Ether (US$ 6.430,22) com uma média de 7 dias de 3,5 Ether (US$ 9.377,41). foi dada utilidade como eles se aventuram em CyberKongz no jogo Jungle Adventure.
O Jungle Adventure permitirá que os detentores usem bem seu CyberKongz VX para coletar o Kongnium Ore (token ERC-1155) que pode ser resgatado por prêmios exclusivos NFTS e BANANA.
O tema abrangente com play-and-collect no ecossistema CyberKongz é que cada peça da coleção é projetada para desempenhar um papel fundamental no fornecimento de utilidade. Não são mais peças apenas esteticamente agradáveis, elas também têm facilidade de manutenção. O CyberKongz não é a única coleção que se aprimora na gamificação para dar utilidade aos seus NFTs; a nova coleção de Cool Cats Cool Pets poderá ganhar um token OURO no jogo. Para reivindicar o OURO, os usuários devem ter LEITE, que o Cool Cats gerará em breve diariamente.
Além da gamificação, outros projetos descobriram que um coletivo comunitário é tão valioso quanto a utilidade.
Construído para a comunidade, pela comunidade
Construído no universo Treasure.lol e criado por Treasure DAO, SmolBrains é o epítome de um projeto de base. O projeto é um jogo NFT desenvolvido na rede Arbitrum, cujo PFP primário muda dinamicamente.
O SmolBrain começa como um macaco despreocupado que, quando bloqueado, começa a aumentar sua inteligência e tamanho do cérebro. Cada marco de QI desbloqueia um novo recurso na terra de um usuário em Smolville, que incentiva os usuários a apostar sua NFT.
Unreal, my @SmolBrainsNFT just keep gaining IQ.
I joined Oct 15th the first day the discord existed. Minted free Smolbrains and land and the rest is history.
I need to know when Smol Party on Tropix Smol Brain Land! pic.twitter.com/4FYRPktnYN— TropixMusic (@TropixOfficial) December 30, 2021
A comunidade Smolbrains foi figurativa e literalmente à lua, com seu preço mínimo atual de 2.525 MAGIC (US $ 10.065) e atualmente há menos de 180 listados de 13.742, sugerindo que existem muitos colecionadores, jogadores e especialistas em DeFi que acreditam no ecossistema Smolville e suas recompensas potenciais.
BEEN PUTTING HEADS TOGETHER WITH SOME NFT LENDING AND FRACTIONALIZATION DEVS
GOOD NEWS INBOUND: YOU WILL BE HODL YOUR SMOL TIGHT LIKE THE PRODUCTIVE ASSET WE ALL KNOW IT IS#IFKYK
— Smol Brains (@SmolBrainsNFT) January 7, 2022
Os animais de estimação parecem estar na moda, pois os SmolPets também chegaram à cena para todos os titulares de SmolBrain e SmolBody. Enquanto DeadFellaz, acaba de lançar sua coleção DeadFrenz, programada para ter utilidade futura dentro do ecossistema da horda.
Comunidades fortes são comumente apontadas como a razão pela qual certas coleções são populares e consideradas um sucesso. No entanto, comunidades fortes também estão buscando maneiras de garantir que obtenham algum tipo de retorno por seu investimento inicial de capital e com razão.
Para alguns investidores NFT, comprar a obra de arte é mais do que apenas um investimento de capital. Os membros da comunidade investem seu tempo e talento em iniciativas de projetos e, por sua vez, as equipes de desenvolvimento estão criando estratégias para capturar e manter a atenção de seus membros para manter e aumentar o valor do projeto.
As opiniões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.
LEIA MAIS