Web3 pode chegar ao mainstream com carteiras melhores

Carteiras melhores são necessárias para resolver o gargalo de escala da Web3. A falta de carteiras fáceis de usar está dificultando a adoção em massa.

A Web3 tem um problema de adoção: apesar de todo o hype, apenas uma pequena fração da população já usou aplicativos Web3. Há uma série de fatores que contribuem para isso, incluindo a curva natural de adoção da inovação.

Mas, na maioria das vezes, construir uma interface de front-end simplificada e fácil de usar parece estar na lista de prioridades para a maioria dos desenvolvedores de aplicativos descentralizados (dApps). 

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Mesmo para usuários experientes de cripto, o processo de envio e recebimento de pagamentos – especialmente em ambientes de cross-chain – pode ser confuso, demorado e tudo menos “amigável ao usuário”. Isso se tornou um problema tão grande que o TechCrunch se refere ao entusiasmo em torno da Web3 como “exuberância irracional”.

Blockchain 2.0 precisa de melhores interfaces para usuário de carteira

Isso é particularmente problemático com ecossistemas de blockchain mais recentes. O Ethereum, por exemplo, existe há tempo suficiente para que alguns usuários se sintam confortáveis ​​com ele, mas novos projetos como Polkadot ou Cosmos ainda estão esperando por seu “aplicativo matador” que os tornará mais fáceis de usar.

As carteiras, como as ferramentas que guardam nossas criptomoedas, são as portas de entrada para o mundo blockchain. Se não pudermos enviar e receber pagamentos com facilidade, não poderemos usar os aplicativos e plataformas que existem nessas blockchains.

Os pontos de dificuldade que impedem o dimensionamento do Web3 são principalmente problemas de interface do usuário (UI) – designs não intuitivos e processos de usuário complicados. Mas ao fazer carteiras melhores, podemos começar a superar esses problemas e trazer a Web3 para o mainstream.

É por isso que melhorar a interface do usuário das carteiras é tão importante para o blockchain 2.0. Ao tornar mais fácil para as pessoas entrarem no mundo das criptomoedas, podemos ajudar a escalar esses novos ecossistemas. De certa forma, as carteiras são a chave para liberar o potencial da Web3.

Carteiras melhores, Web melhor3

Várias carteiras móveis, baseadas na web e de injeção de navegador enfrentaram a questão das interações de cross-chain ; A carteira Phantom , por exemplo, pretende ser a porta de entrada fácil de usar para o ecossistema Solana. Talvez a extensão Web3 Chrome mais onipresente, a Metamask, seja uma carteira de injeção de navegador dinâmica e um aplicativo móvel usado por milhões, mas a interface de usuário ‘simplista’ e amigável ao desenvolvedor é muitas vezes confusa e desajeitada para consumidores casuais de ‘varejo’. 

A Clover Wallet da Clover.Finance, no entanto, assumiu a proeza de se integrar em uma ampla variedade de cadeias, da Solana à cadeia C da Avalanche, e está rapidamente se tornando a interface principal para interagir com o ecossistema Polkadot.

Embora o Phantom tenha se tornado a referência para o ecossistema Solana e outros fornecedores de carteiras tendam a seguir essa abordagem de especialização, a Clover Finance assumiu a tarefa completa de se tornar uma interface de carteira multi-chain fácil de usar. A carteira Clover – disponível em dispositivos móveis, web e como injeção/extensão de navegador – tem total compatibilidade com Solana e é compatível com o Polkadot Parachain.

Com foco no UX fácil para novos usuários, carteiras como Clover enfatizam as rampas de ativação/desativação fiduciárias para otimizar a experiência de compra e venda de criptomoedas e tecnologias como logins sociais “OAuth”. “OAuth” são projetados para remover o processo de frase mnemônica da integração de novos usuários. Essas integrações OAuth com serviços de e-mail populares, bem como Facebook, Google e Twitter simplificarão a experiência do usuário final, e credenciais familiares podem atuar como as ‘chaves’ que um novo usuário precisa para interagir com dApps e ambientes Web3.

Web3 precisa de uma boa interface do usuário em todos os lugares

Talvez surpreendentemente, a maior parte do tráfego da Internet ocorre em dispositivos móveis. Isso vale tanto para países desenvolvidos quanto para países em desenvolvimento. E isso só se tornará mais comum à medida que mais e mais pessoas migrarem para o uso da Internet somente móvel.

Isso é um problema para a Web3, pois a maioria dos dApps e plataformas ainda não estão otimizados para dispositivos móveis. Isso representa uma grande barreira para a adoção, pois é improvável que as pessoas usem aplicativos que não foram projetados para seus dispositivos.

Os desenvolvedores estão começando a reconhecer esse problema e há um foco crescente na criação de dApps compatíveis com dispositivos móveis. Mas levará algum tempo até que a maioria dos dApps seja utilizável em dispositivos móveis.

Enquanto isso, as carteiras mobile-first são uma maneira de preencher a lacuna entre a Web3 e os dispositivos móveis. Ao criar carteiras fáceis de usar e que funcionem em várias plataformas, podemos tornar mais fácil para as pessoas usarem aplicativos Web3. O Clover, por exemplo, está disponível em dispositivos móveis, na web e como uma extensão do navegador.

Melhores carteiras: Takeaways

Em última análise, as pessoas não são “irracionalmente exuberantes” sobre a Web3, como alguns afirmam. Em vez disso, eles estão esperando por melhores experiências do usuário – experiências que carteiras como a Clover podem fornecer. Além do ecossistema Polkadot, toda  Web3 precisa de uma atualização quando se trata de interfaces de usuário e experiência do usuário.

O futuro da Web3 depende de carteiras que proporcionam uma experiência poderosa. Das interações diárias da Web3 e transferências cross-chain , até o envolvimento de vários ecossistemas em uma variedade de ambientes de jogos DeFi , play-to-earn e ‘metaverso’, os clientes precisam de uma maneira simplificada de interagir com todas as facetas da Web3.

O artigo Web3 pode chegar ao mainstream com carteiras melhores foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...