Moeda digital da China está sendo testada para pagamento de subsídios aos trabalhadores
Novos detalhes surgiram sobre os testes em andamento do yuan digital da China, especificamente sua implementação atual em Suzhou – uma grande cidade na província de Jiangsu.
Novos detalhes surgiram sobre os testes em andamento do yuan digital da China, especificamente sua implementação atual em Suzhou – uma grande cidade na província de Jiangsu.
Em 16 de abril, os repórteres do ChinSci-Tech – um conselho de inovação para empresas públicas e privadas listadas na Bolsa de Valores de Xangai – revelaram que a moeda digital do banco central (CBDC) está sendo testada como parte de um esquema de subsídios ao transporte para funcionários do governo e empresas locais.
Um segundo relatório oficial confirmou hoje que o aplicativo de pagamentos móveis Alipay, da Ant Financial, afiliada da Alibaba, contribuiu para a pesquisa e desenvolvimento da tecnologia de hardware, distribuição e canal de pagamento da moeda.
O teste em Suzhou
Este mês, agências e empresas no distrito de Xiangcheng pagarão 50% dos subsídios de transporte de trabalhadores locais na nova moeda digital (também conhecida como DC/EP, para “moeda digital/pagamento eletrônico”).
Solicita-se às empresas, instituições e vários comitês de administração do distrito que assinem um contrato de distribuição de moeda digital com um banco relevante e que instalem uma carteira digital para todos seus funcionários.
Os quatro bancos envolvidos no esquema são o Banco Industrial e Comercial da China, o Banco Agrícola da China, o Banco da China e o Banco da Construção da China.
Uma carta oficial vista pelos repórteres do ChinSci-Tech revela que o teste de moeda digital deve ser realizado através de um desses quatro bancos estatais. Solicita-se às empresas que escolham um dos bancos (incluindo aquelas que atualmente usam outros bancos comerciais ou municipais), assinem o contrato de emissão e instalem as carteiras digitais para seus funcionários até o final de maio.
Projeto técnico e usabilidade
Embora o banco central ainda não tenha divulgado informações oficiais e atualizadas sobre o projeto técnico da DC / EP, os repórteres do ChinSci-Tech apontaram os detalhes revelados em cinco patentes relacionadas à Alipay no início deste ano.
Essas patentes indicam que a DC / EP adota uma arquitetura de duas camadas e um sistema de entrega de duas camadas, o que permite que instituições ou bancos de pagamento licenciados participem da emissão secundária da moeda digital.
A Alipay é propensa a participar, juntamente com os bancos, na implementação do esquema. Todas as entidades licenciadas para participar da emissão da DC / EP aparentemente manterão uma conta de reserva no Banco Popular da China, o banco central do país.
Embora os próprios usuários não sintam muita diferença no uso do sistema, se comparados aos canais de pagamento populares, como Alipay e WeChat, o relatório observa que a estrutura da blockchain da moeda garantirá “rastreabilidade, criptografia e supervisão”.
Nenhuma indicação oficial foi dada sobre como e onde a DC / EP pode ser gasta, mas os repórteres do ChinSci-Tech observam que há uma alta probabilidade de que esta versão de teste possa ser gasta apenas em despesas de transporte. As empresas e instituições envolvidas no julgamento ainda precisam confirmar essa informação.
Leia mais:
- Criptomoeda do Facebook ainda é uma grande ameaça ao Bitcoin, diz economista
- Pandemia do COVID-19 acelera corrida da CBDC; dinheiro não é mais intocável
- Banco da Inglaterra lança documento sobre moedas digitais do banco central
- Fastblock anuncia que é a primeira empresa licenciada a vender máquinas de mineração de Bitcoin no Brasil
- Bitcoin vs Bitcoin Cash, por que não ambos: Ronnie Moas
- HSBC demite 35.000 funcionários e investe em finanças digitais
- Navegador blockchain privado Brave duplica número de usuários ativos por mês em 2019