‘Espetacular fracasso’ para as ações: 5 coisas para observar no Bitcoin essa semana

Os mercados de ações podem ter poucas semanas antes de uma grande reinicialização, avisa um analista em meio a alegações de que o interesse institucional do Bitcoin está vacilando.

Bitcoin (BTC) começa uma nova semana com $ 30.000 reconfirmados como suporte, mas também um novo voto de desconfiança do mainstream.

Depois de um fim de semana mais ou menos estável, a maior criptomoeda permanece firme  entre $ 30.000 e $ 40.000. O que vem a seguir?

O Cointelegraph dá uma olhada nos fatores que impactam o desempenho dos preços esta semana.

 

Ações em uma “espetacular fracasso” — analísta

As ações mostraram um claro ímpeto de alta na segunda-feira, lideradas por Hong Kong como o novo alvo favorito dos investidores chineses.

O sentimento recebeu um grande impulso no início deste mês, depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um pacote de estímulo ao coronavírus de US $ 1,9 trilhão. Embora já estivessem perto de máximos históricos, a injeção de dinheiro impulsionou os mercados ainda mais.

“Os investidores veem uma política monetária de torneira aberta e mais estímulo fiscal”, disse Marc Chandler, estrategista-chefe de mercado da Bannockburn Global Forex, à Bloomberg.

“Juntamente com o lançamento da vacina, ela irá gerar uma massa crítica de crescimento econômico mais robusto à medida que o ano avança.”

Essa posição de impressão de dinheiro “aberta” é, no entanto, motivo de preocupação tanto para os proponentes do Bitcoin quanto para os participantes do mercado tradicional mais importantes. Na semana passada, Jeremy Grantham, CEO da gigante de gestão de ativos GMO, avisou categoricamente que as ações estavam em uma bolha e que o estímulo só iria piorar a situação.

Os bons tempos, ele avisou, podem durar apenas “algumas semanas”.

“Teremos algumas semanas de dinheiro extra e algumas semanas para colocar suas últimas fichas desesperadas no jogo, e então uma quebra ainda mais espetacular”, previu ele em uma entrevista à Bloomberg.

“Quando você atinge esse nível de superentusiasmo óbvio, a bolha sempre, sem exceção, estourou nos próximos meses, não em alguns anos.”

O impacto da bolha do mercado no Bitcoin permanece em aberto. Apesar de sua crescente reputação como um porto seguro não correlacionado, o BTC / USD continua a ser influenciado por fatores macro, em particular a força do dólar americano. Um cenário semelhante ao crash de ativos cruzados em março passado também paira na memória dos traders.

Grantham, por sua vez, não estava mais otimista sobre um mundo pós-coronavírus do que o atual.

“Você não terá um retorno considerável de 10 ou 20 anos com as ações  dos EUA”, disse ele.

Correlações macro do Bitcoin. Fonte: Digital Assets Data

Dollar em alta no curto prazo 

As ações em alta, entretanto, significaram baixa de curto prazo para o dólar na segunda-feira.

O índice da moeda do dólar americano (DXY), que compara o dólar contra uma cesta de moedas dos principais parceiros comerciais, caiu dos ganhos recentes para testar o suporte em 90 mais uma vez.

Uma reversão do cenário da semana passada, o dólar está agora no pé atrás, já que o Bitcoin exibe uma correlação inversa familiar com DXY e se fortalece acima de $ 33.000.

índice do dólar U.S. dollar  gráfico de 1 hora Fonte: TradingView

A nova secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, não será levada em consideração sobre seus planos para a moeda, alegando que não quer um dólar excessivamente forte, nem um que tenha estado tão fraco como durante o mandato do governo Trump.

“Eu acho que esse movimento mais alto que vimos esta semana, acho que ainda há algumas pernas para isso”, Dave Floyd, fundador da Aspen Trading, disse à TD Ameritrade em um prognóstico otimista de curto prazo para DXY.

“Acho que temos mais para correr; haverá algumas quedas ao longo do caminho, é claro – nada se move em linha reta – mas acho que veremos um dólar mais forte nos próximos dois meses, no mínimo, talvez até mais. ”

Olhando para fora, no entanto, os analistas acreditam que o dólar está se encaminhando para perdas sustentadas como resultado do aumento da dívida e dos danos econômicos causados pela pandemia.

 

JPMorgan: Demanda institucional BTC “não é forte o suficiente”

Também corre o risco de supressão o Bitcoin, afirmam analistas financeiros tradicionais em uma conhecida abordagem de baixa sobre a maior criptomoeda.

Em uma nota aos investidores na sexta-feira, uma equipe do JPMorgan liderada por Nikolaos Panigirtzoglou alertou que a queda na demanda pelo Bitcoin Trust (GBTC) da gigante Grayscale significa que é improvável que a alta retorne ao mercado.

“No momento, o impulso de fluxo institucional por trás do Grayscale Bitcoin Trust não é forte o suficiente para o Bitcoin estourar acima de US $ 40.000”, diz ele, citado pela Bloomberg.

Panigirtzoglou et al. apontou para um declínio no prêmio GBTC – o preço do Trust sobre o preço à vista do Bitcoin – como prova de que a aceitação está diminuindo após alguns meses recordes. Enquanto isso, a própria Grayscale está ocupada comprando mais BTC do que nunca, aumentando seus ativos sob gestão, no dia15 de janeiro, ela fez seu maior buy-in em um único dia, no valor de mais de US $ 600 milhões.

O JPMorgan, no entanto, não está sozinho. Conforme relatado pelo Cointelegraph, os analistas da QCP Capital também destacaram o “esgotamento institucional” como uma força chave do mercado em ação no Bitcoin nas condições atuais.

“O equilíbrio de riscos de curto prazo ainda está inclinado para o lado negativo”, acrescentou a nota de Panigirtzoglou.

Bitcoin sob gestão da Grayscale vs. BTC/USD chart. Source: CryptoQuant

BTC / USD vê um salto firme de $ 31.000

Depois de se recuperar de uma breve queda abaixo de $ 30.000 na semana passada, o BTC / USD não esta tão volátivel nesta nova semana.

As condições mais calmas dão uma trégua bem-vinda aos traders, que observaram como uma combinação de rumores e vendas gerou movimentos dramáticos de preço antes do fim de semana.

“Qual é a sua narrativa favorita sobre por que o bitcoin está ssofrendo uma correção após ficar na vertical? A resposta está na pergunta ”, resumiu o popular trader filbfilb aos seguidores do Twitter na sexta-feira.

Com um retorno à estabilidade relativa no fim de semana, no entanto, os olhos estão agora se concentrando em um movimento potencial mais alto dentro do corredor de negociação entre $ 30.000 e $ 40.000 no qual o Bitcoin residiu este mês, após atingir novos máximos de $ 42.000.

“O Bitcoin teve uma reação muito forte em US $ 31 mil. Cenário de baixa invalidado por enquanto. Provavelmente US $ 36 mil chegando, então reavaliar ”, disse o analista interno do Cointelegraph, Joseph Young na segunda-feira.

Young observou anteriormente que os indicadores on-chain estavam mudando lentamente para a baixa, alimentando ações de preço já duvidosas sem uma direção clara.

Tal movimento em alta levaria o BTC / USD a níveis familiares, mas ainda sem quebrar o paradigma que tem caracterizado o par nas últimas semanas.

BTC/USD 1-hour candle chart (Bitstamp). Source: TradingView

A favor dos touros está o vencimento em 29 de janeiro de US$ 4 bilhões em opções de Bitcoin.

Ether atinge um novo recorde histórico

Enquanto isso, o Bitcoin resfriando e oscilando após sua fase vertical fornece o que alguns consideram as condições perfeitas para um rali  das altcoin.

Sinais de que os alts estavam despertando já estavam presentes no início de janeiro, mas a volatilidade da semana passada no Bitcoin afetou alguns ganhos iniciais.

Em um retorno à forma esta semana, no entanto, o Ether (ETH) superou com um retorno às máximas de todos os tempos de $ 1.475 e ganhos diários de 7,8%. Um rompimento contra o BTC também foi visível.

O movimento claramente bateu outras altcoins de grande capitalização, que estavam estáveis na segunda-feira.

ETH/USD vs. ETH/BTC gráfico de 1 dia (Bitstamp). Source: TradingView

“Neste ponto e por um tempo, a ETH lidera, a temporada de Alts segue e o bitcoin ainda explode mais alto. Todos ganham ”, previu Raoul Pal, fundador da Real Vision.

Sempre otimista, Pal apelou aos seguidores do Twitter para não ouvirem narrativas depreciativas sobre os mercados das criptomoedas

“Aproveite e aceite o FUD com a mente aberta, mas lembre-se, em um mercado altista exponencial, todo mundo quer assustá-lo com sua negociação. Não é realmente fácil ”, acrescentou.

Você pode gostar...