Banco central de Singapura testará CBDC de atacado para liquidações instantâneas

A Autoridade Monetária de Singapura revelou planos para lançar uma CBDC de atacado ativa a ser usada por bancos locais para liquidações.

Um programa piloto de moeda digital de banco central (CBDC) baseada no dólar de Singapura foi apresentada pelo banco central de Singapura. A CBDC foi projetada para ser usada pelos bancos locais para liquidações instantâneas.

“Tenho o prazer de anunciar que o MAS fará um piloto para a emissão ‘ao vivo’ de CBDCs de atacado para liquidar instantaneamente transações entre bancos comerciais”, disse o diretor administrativo do MAS, Ravi Menon, em 16 de novembro, no Singapore Fintech Festival.

Anteriormente, a MAS havia apenas simulado a emissão de uma CBDC em ambientes de teste. Menon disse que o banco central fará em breve uma parceria com bancos de Singapura para testar o uso de um CBDC como um ativo de liquidação para pagamentos domésticos.

Como parte do programa de testes, Menon explicou que os bancos emitirão passivos tokenizados que representam reivindicações em seus balanços. Os clientes de varejo poderiam usar esses passivos tokenizados para fazer transações com comerciantes, que seriam liquidadas por meio da transferência automática de uma CBDC de atacado.

“Assim, a compensação e a liquidação ocorrem em uma única etapa, na mesma infraestrutura, ao contrário do sistema atual, no qual a compensação e a liquidação ocorrem em sistemas diferentes, e a liquidação ocorre com atraso”, disse ele.

Uma CBDC de atacado é usada principalmente por bancos centrais e comerciais e outras grandes instituições financeiras para liquidar pagamentos.

Em 15 de novembro, a MAS introduziu cinco pilotos adicionais ao seu programa de testes de infraestrutura financeira – denominado Project Guardian – para avaliar vários casos de uso de tokenização de ativos.

Com as novas parcerias, o projeto foi ampliado de 12 para 17 membros, incluindo agora grandes instituições financeiras, como BNY Mellon, HSBC e Citigroup.

Membros do Project Guardian incluem grandes bancos Citi, HSBC e BNY Mellon. Fonte: mas.gov.sg

Em 1º de maio, a MAS e o Banco Central de Nova York publicaram os resultados de um programa de teste de seis anos sobre a utilidade de  CBDCs em pagamentos internacionais, denominado Projeto Ubin. Os resultados mostraram que as CBDCs eram potencialmente úteis para tornar os pagamentos internacionais mais eficientes e econômicos.

LEIA MAIS

Você pode gostar...