Choque: Mineradores do Ethereum contra proposta de redução das recompensas do bloco em 75%
O novo EIP-2878 reduziria as recompensas por bloco em 75% e recebeu fortes críticas de mineradores que dizem que isso comprometerá a segurança da rede.
Uma nova proposta de melhoria Ethereum (EIP) foi recebida com fortes críticas dos mineradores, sugerindo que aqueles por trás da proposta estão menos interessados na segurança da rede e mais focados nos interesses dos investidores.
EIP-2878 propõe que as recompensas do bloco sejam reduzidas em 75%, de 2 ETH por bloco para 0,5 ETH. A razão por trás desta EIP é trazer a taxa de inflação da Ethereum mais próxima do Bitcoin (BTC) e preservar o poder de compra do ETH.
Proposto em 11 de agosto pelo Diretor Administrativo da ConsenSys, John Lilic, e pelo Chefe Global de Sucesso do Cliente da Ledger, Jerome de Tychey, foi compartilhado junto com uma explicação detalhada no fórum Ethereum Magicians, onde desenvolvedores e mineradores podem discutir sua validade.
Os mineradores, especificamente aqueles que usam GPUs, foram rápidos em criticar a EIP, pois a queda na recompensa do bloco foi mais do que o dobro da porcentagem da redução anterior da rede e disseram que um ataque de 51% seria um resultado possível.
O gerente de produto da PegaSys, Time Beiko, acredita que “esta é uma mudança muito dramática, visto que fomos de 5 para 3 (-40%), depois de 3 para 2 (-33%), agora você está indo de 2 para 0,5 ( -75%). ”
“A maior consideração, em minha opinião, deve ser a segurança da rede (ou seja, como podemos garantir que a probabilidade de um ataque de 51% permaneça baixa, como mantemos um conjunto diversificado de mineradores na rede, etc.).”
Outro usuário respondeu à proposta, dizendo: “ASICs são altamente lucrativos em comparação com os GPUs. Qualquer redução nas recompensas de bloco, sem uma mudança de algoritmo, removerá o resto das GPUs da rede, resultando em ASICs controlando totalmente a rede.”
O CEO e cofundador do Bit Capital Group, Jimmy Thommes, explicou que o Ethereum não deveria tentar imitar a taxa de inflação do Bitcoin, pois era uma rede mais antiga que estava tentando alcançar coisas diferentes. Sem mencionar que a proposta fez os mineradores sentirem que estavam sendo usados:
“É uma sensação muito ruim ser tratado como um mal necessário e ser pago pelo mínimo possível para nos incentivar a manter nossas luzes acesas apenas o tempo suficiente para fazer a transição para a 2.0 funcionar.”
A maioria não se opôs, em princípio, a uma queda de recompensa em bloco, já que o Ethereum não tem um mecanismo embutido de redução pela metade (halving) como o Bitcoin e, portanto, depende de EIPs para controlar a inflação com reduções de recompensa propostas. Mas a maioria sugeriu que uma queda para 1,5 ou 1 ETH era mais razoável. Um usuário do Reddit disse que, embora os mineradores estivessem ganhando muito em 2017, isso não deve influenciar os ganhos atuais:
“Eles deixaram os mineradores ganharem muito dinheiro em 2017 e 2018? Pode apostar. Matá-los de fome agora faz isso ok? Eu realmente acho que não.”
Outro usuário acrescentou que a proposta foi inoportuna, já que a transição do Tether para OMG “reduzirá drasticamente as taxas pagas aos mineradores”.
A proposta ainda é relativamente nova e tem pouco apoio da comunidade, de acordo com o desenvolvedor do Ethereum Hudson Jameson, que sugeriu que a proposta deveria ser considerada à luz da EIP-1559.
Leia mais:
- Pagamentos em criptomoedas não podem arruinar sistema financeiro da Rússia, dizem grandes players do setor
- YFI é a primeira altcoin a ultrapassar o valor do Bitcoin – e agora?
- Vitalik Buterin vendeu reservas de Ether por dinheiro e não Bitcoin
- Bitcoin prepara-se para minerar moeda 18.000.000 e atingir 86% da produção final
- Durante a atual bull run, Bitcoin em US$ 135.000 é ‘senso comum’, diz Willy Woo
- Análise de Preço 23/08: BTC, ETH, XRP, BCH, LTC, BNB, EOS, BSV, XMR, XLM
- Juiz dos EUA nega o pedido do Alibaba para impedir o Alibabacoin de usar seu nome