SEC publica memorando da reunião sobre SolidX e proposta de ETF BTC da VanEck
A SEC dos EUA publicou um memorando de uma reunião sobre a muito discutida proposta de ETF de Bitcoin de VanEck e SolidX.
A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) publicou um memorando datado de 9 de outubro de uma reunião sobre a proposta de ETF (Fundo Negociado em Bolsa) Bitcoin (BTC) da VanEck e SolidX.
Como afirmado no memorando, a VanEck é uma empresa de gestão de investimentos sediada em Nova York com US $ 46 bilhões em ativos sob gestão e a SolidX é uma provedora de serviços financeiros e de desenvolvimento de software blockchain.
De acordo com o documento, em 9 de outubro, o comissário da SEC Elad L. Roisman e seus advogados Dean Conway, Matthew Estabrook e Christina Thomas reuniram-se com representantes da SolidX, VanEck e do Chicago Board Options Exchange (CBOE).
O memorando apresenta um resumo da história dos candidatos com o regulador. A SolidX entrou com um pedido para que um ETF Bitcoin fosse listado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em março de 2016, mas sua aplicação foi rejeitada pela SEC em março de 2017.
Em junho de 2018, VanEck se juntou à SolidX para solicitar um ETF Bitcoin apoiado fisicamente para ser listado na BZX Equities Exchange da CBOE, decisão da SEC sobre a qual ainda está pendente desde que foi adiada em agosto.
O preço proposto de cada ação do Bitcoin ETF fisicamente apoiado é de cerca de US $ 200.000 (25 bitcoins por ação), em uma tentativa explícita de focar em investidores institucionais, em vez de investidores de varejo.
Os argumentos das partes, conforme delineados no memorando, abordam exaustivamente os motivos que o regulador havia dado em sua desaprovação de 2017 da aplicação anterior do SolidF sobre o ETF: uma falha percebida em ser consistente com a Seção 6 (b) (5) do Securities Exchange Act, que se concentra sobre “impedir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras”.
A SEC na época afirmou que, historicamente, os produtos negociados em bolsa (ETPs) de commodity-trust foram aprovados no contexto de “mercados regulados e bem estabelecidos para futuros”.
O memorando contradiz este argumento, afirmando que existem atualmente “múltiplos” mercados de derivativos de Bitcoin regulados pela Comissão de Câmbio de Futuros e Commodities (CFTC) para a Bitcoin, notavelmente nas valiosas CBOE e CME dos EUA.
Conforme relatado em agosto, a SEC rejeitou nove pedidos para listar e negociar várias ETFs de Bitcoin de três candidatos diferentes, em parte citando preocupações semelhantes sobre a falta de mercados de derivativos regulamentados de um tamanho suficientemente “significativo”.
Os representantes da VanEck, SolidX e CBOE argumentaram contra este último ponto em seu memorando, declarando:
“Como emissores, estamos preocupados que a equipe da SEC tenha criado uma meta móvel no uso da palavra ‘significativo’. A equipe nunca forneceu orientação sobre o significado de ‘significante’, permitindo que eles mudem a postagem da meta indefinidamente.”