SEC investiga se ICO da Binance seguiu leis de títulos, diz site
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está investigando se a Binance violou as leis de valores mobiliários com sua oferta inicial de moedas (ICO) em 2017.
Fontes disseram à Bloomberg que a SEC está avaliando se o ICO da Binance deveria ter passado por processos de registro. A exchange ofereceu uma resposta ao relatório dizendo que estava focada em atender aos padrões regulatórios e de conformidade.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
“Não seria apropriado comentarmos nossas conversas em andamento com os reguladores, que incluem educação, assistência e respostas voluntárias a solicitações de informações. Continuaremos a cumprir todos os requisitos estabelecidos pelos reguladores”, disse um porta-voz.
O BNB é o quinto maior token por valor de mercado, com uma capitalização total de US$ 45 bilhões. A exchange está atualmente enfrentando escrutínio de reguladores em todo o mundo e pode estar em um futuro difícil no curto prazo.
A Binance.US também apareceu no radar das autoridades, com a SEC investigando suas afiliadas comerciais. Também está sendo investigada pelo Departamento de Justiça dos EUA, pela Commodity Futures Trading Commission e pelo Internal Revenue Service.
Esta não é a primeira vez que a SEC examina violações de valores mobiliários de um token específico. Ela entrou com uma ação contra o Telegram e seu token por motivos semelhantes, levando ao desaparecimento do token.
Também está atualmente em uma batalha prolongada com a Ripple sobre seu token XRP, com o último negando veementemente que infringiu quaisquer leis de valores mobiliários.
Binance intensificando o jogo da regulamentação
Não faltaram inspeções nas operações da Binance nos últimos anos. A exchange vem tomando medidas para ser mais compatível com os regulamentos, contratando um ex-investigador do Tesouro como seu chefe global de combate à lavagem de dinheiro em agosto do ano passado.
Ele se opôs à ideia de que a criptomoeda é um paraíso para lavadores de dinheiro e criminosos, dizendo em uma postagem no blog da Binance que “a esmagadora maioria de todo o dinheiro lavado passa pelo sistema bancário tradicional, não pela criptomoeda”.
Vários relatórios foram divulgados sobre a atividade que está ocorrendo na Binance. A Reuters investigou as transações que ocorrem na Binance e relatou que os maus atores usaram a exchange para lavar US$ 2,35 bilhões em fundos ilícitos. Também disse que a Binance não tinha ideia de quem estava movimentando dinheiro pela exchange.
No entanto, tem se empenhado em apaziguar os legisladores. A exchange disse recentemente que trabalharia em estreita colaboração com as exchanges de criptomoedas da Malásia em uma tentativa de impulsionar o mercado de criptomoedas no país, ao mesmo tempo em que aderisse aos regulamentos.
O artigo SEC investiga se ICO da Binance seguiu leis de títulos, diz site foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.