SEC quer opiniões sobre o ETF de Ethereum à vista da BlackRock
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) abriu espaço para comentários sobre as alterações da proposta de ETF de Ethereum da BlackRock.
A solicitação surge depois que a Nasdaq apresentou uma proposta, atualizada no dia 19 de abril. O novo texto refina as apresentações anteriores para melhor se alinhar às expectativas regulatórias.
ETF de Ethereum à vista da BlackRock sob análise
Batizado de iShares Ethereum Trust, o ETF da BlackRock quer refletir com precisão o preço do Ethereum. Sua apresentação ocorreu em novembro de 2023, em uma época em que os ETFs de Bitcoin ainda estavam sob análise. Desde então, a estrutura da proposta do ETF passou por modificações, especialmente em relação aos processos de criação e resgate.
Ao contrário de sua versão original, que envolvia exchanges diretas com a Ethereum, a nova proposta sugere um modelo de transação baseado em dinheiro.
Leia mais: Previsão de preços do Ethereum para 2024 / 2025 / 2030
Essa mudança para uma estratégia de resgate em dinheiro reflete uma abordagem regulatória cautelosa, que lembra as discussões em torno dos ETFs de Bitcoin em 2023. Esses modelos, que receberam aprovação em janeiro, favoreceram de forma semelhante as transações em dinheiro em relação às trocas em espécie, possivelmente estabelecendo um precedente para os ETFs de Ethereum.
O pedido de contribuição da SEC sinaliza uma fase crítica de revisão, permitindo que as partes interessadas e o público influenciem a decisão final. As respostas à proposta devem ser enviadas no prazo de 21 dias a partir do anúncio, conforme observado no site oficial da SEC.
Futuro incerto
O cenário dos ETFs de criptomoeda permanece incerto. Entidades notáveis como a Fidelity e a Grayscale também revisaram seus ETF de Ethereum, integrando provisões de staking e modelos baseados em dinheiro. Apesar desses esforços, os analistas de mercado continuam céticos.
O analista Eric Balchunas, da Bloomberg, por exemplo, recentemente rebaixou a probabilidade de os ETFs de Ethereum obterem aprovação até maio.
“Estamos mantendo a linha de 25% de probabilidade, embora, para ser honesto, seja um 25% muito pessimista. A falta de engajamento parece ser proposital versus procrastinação. Não há sinais positivos ou informações em qualquer lugar que se olhe. Pessoalmente, espero que eles aprovem, mas não está parecendo bom”, disse Balchunas.
À medida que o prazo se aproxima para outras decisões relacionadas a criptomoedas, incluindo as que envolvem propostas da Franklin Templeton e da Grayscale, a SEC parece estar adotando uma abordagem metódica, enfatizando o escrutínio regulatório robusto e o envolvimento das partes interessadas em seus processos de tomada de decisão.
O artigo SEC quer opiniões sobre o ETF de Ethereum à vista da BlackRock foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.