Irmão de Sam Bankman-Fried planejava comprar ilha e se preparar para o apocalipse

De acordo com documentos judiciais, Gabriel Bankman-Fried escreveu um memorando para a FTX Foundation com um plano de construir um bunker para sobreviver a “algum evento em que 50% a 99,99% das pessoas morrem”.

Gabriel Bankman-Fried, irmão do ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, tinha um plano para sobreviver a uma catástrofe global usando fundos da agora extinta exchange de criptomoedas.

De acordo com um processo de 20 de julho no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware, Gabriel planejava comprar a nação insular de Nauru, no Pacífico, usando supostamente fundos desviados da FTX Foundation. Projetos com a caridade “que serviam a pouco propósito além de aumentar a estatura pública dos Réus”, de acordo com documentos judiciais, incluíam uma bolsa de livro de US$ 300.000 sobre “a função de utilidade dos seres humanos”, bem como uma bolsa de US$ 400.000 para um YouTuber.

No entanto, um dos planos de Gabriel incluía se preparar para um possível apocalipse comprando Nauru, uma ilha a nordeste da Austrália com uma população de cerca de 12.000 pessoas em 2023. De acordo com um memorando entre Gabriel e um oficial não identificado da FTX Foundation, ele planejava estabelecer um abrigo para enfrentar “algum evento em que 50%-99.99% das pessoas morram [para] garantir que a maioria dos EA [efetivos altruístas] sobreviva” e construir um laboratório focado no “aperfeiçoamento genético humano”.

“Provavelmente há outras coisas úteis a se fazer com um país soberano também”, disse o memorando, referindo-se à aquisição planejada.

Antes da queda da FTX em novembro de 2022, Gabriel havia fundado a Guarding Against Pandemics, uma organização sem fins lucrativos destinada a se preparar para a próxima COVID-19. Ele supostamente renunciou ao cargo de diretor executivo da organização em meio à falência da exchange de criptomoedas.

O primeiro julgamento criminal de Sam Bankman-Fried nos EUA está marcado para 2 de outubro, onde ele enfrenta acusações de fraude relacionadas à mistura de fundos entre a FTX e a Alameda Research. Não está claro se Gabriel oferecerá depoimento contra seu irmão, mas os credores no caso de falência da FTX consideraram intimá-lo para fornecer informações sobre quaisquer benefícios financeiros que ele possa ter recebido da exchange.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...