CTO da Ripple critica Charles Hoskinson por comentários sobre “favorecimento” da SEC dos EUA ao Ethereum

A comunidade Ripple e o fundador da Cardano entraram em conflito sobre a definição de corrupção no contexto do escândalo ETHgate.

O diretor de tecnologia da Ripple, David Schwartz, rebateu os comentários do fundador da Cardano sobre os possíveis motivos por trás da afirmação dos reguladores dos Estados Unidos de que o Ether (ETH) não é um valor mobiliário.

O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, abordou a tão debatida teoria do ETHgate em uma sessão de perguntas e respostas realizadas em 8 de outubro, argumentando que as ações do governo não eram sobre corrupção.

O ETHgate é uma teoria da conspiração que alega que a Ethereum recebeu um passe livre dos órgãos reguladores dos EUA, particularmente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que há anos vem reiterando a afirmação de que o ETH não é um valor mobiliário.

Apesar de o diretor da SEC, William Hinman, ter afirmado que o Ether não é um valor mobiliário em 2018, os reguladores dos EUA têm trabalhado para estabelecer o status de outras criptomoedas, incluindo o XRP (XRP), criando barreiras significativas para a sua adoção.

De acordo com Hoskinson, os rascunhos do discurso de Hinman sobre o status regulatório da moeda nativa da Ethereum – que foram divulgados em junho de 2023 – não provam corrupção, mas favoriecimento.

“Nenhuma dessas atividades pressupõe corrupção, apenas favorecimento”, argumentou Hoskinson, acrescentando que “é assim que a Internet funciona, e que ela não pode ser consertada agora.”

O fundador da Cardano enfatizou que não há evidências que provem nada além de favorecimento ao ETH por parte da SEC. “Que provas você tem disso? Onde estão os e-mails? Onde estão as reuniões?” perguntou Hoskinson. Ele também argumentou que o XRP atende a clientes diferentes, nem mesmo tem contratos inteligentes e tem um modelo de negócios totalmente diferente. Ele acrescentou:

“Isso não invalida todo o seu argumento de fazer com que o Ethereum não seja um valor mobiliário por também fazer isso? Você está tão assustado com o que vai acontecer com o XRP? Você realmente acredita nisso? Se sim, você é um louco, na minha opinião.”

Os recentes comentários de Hoskinson relacionados ao ETHgate provocaram uma rápida resposta da comunidade do XRP. Particularmente de executivos como o chefe de tecnologia da Ripple, Schwartz. A comunidade do XRP entrou em conflito com Hoskinson especificamente sobre o que define o termo corrupção no caso em questão.

“Eu argumentaria que se um ator do governo que mostra favoritismo alinhado aos seus próprios interesses pessoais e aos de seus amigos, trata-se de corrupção”, escreveu Schwartz no X (antigo Twitter) em 12 de outubro.

“Então, dizer a palavra ‘corrupção’ de forma muito educada é o mesmo que ‘favorecimento'”, afirmou um usuário do X.

Alguns membros da comunidade cripto também alegaram que as perguntas de Hoskinson sobre evidências relativas ao ETHgate podem estar relacionadas ao fato de que ele supostamente tem muito a esconder sobre sua participação nos primeiros dias da Ethereum.

Além de seu papel na Cardano, Hoskinson também é um dos oito cofundadores da Ethereum ao lado de Vitalik Buterin e chegou a ocupar brevemente o cargo de CEO da Ethereum entre 2013 e 2014. Após um desentendimento público entre os cofundadores, Hoskinson deixou a Ethereum em 2014 para posteriormente lançar a Cardano.

LEIA MAIS

Você pode gostar...