Funcionários expressam preocupações sobre privacidade em hospital movido a blockchain da China

Apesar de pressão por implementação de blockchain, a privacidade é apontada como um obstáculo por alguns funcionários.

Segundo a Cn-Healthcare, o primeiro hospital afiliado da Dalian Medical University lançará um programa piloto em janeiro de 2021, com a integração de blockchain ainda incompleta. O hospital usará blockchain para armazenar informações do pacientes e dos tratamentos.

As operadoras também disseram que essa plataforma movida a blockchain permitirá que os pacientes acessem os chamados serviços de “hospital da Internet” por meio de um miniaplicativo do WeChat, cuja rede de blockchain armazena dados de consulta e tratamento com o objetivo de maximizar soluções sem contato devido à pandemia.

No entanto, funcionários do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação disseram aos administradores do hospital que eles não estão convencidos de que a infraestrutura de blockchain é segura e estão preocupados com as questões de segurança de dados.

Niu Tie, diretor do Primeiro Hospital Afiliado da Dalian Medical University, disse:

“Nosso departamento de informação está enfrentando muita pressão [do governo]. Por ser um hospital líder na região, qualquer tomada de decisão era muito cautelosa (…) Os requisitos também são muito rígidos em termos de privacidade. A Information decidiu explorar a aplicação do blockchain do ponto de vista da segurança de dados, e também apontou a direção do desenvolvimento para a equipe técnica. “

Funcionários do governo, disse Niu, querem que o hospital garanta que as informações possam ser verificadas e que possa proteger o armazenamento, a transmissão e o acesso aos dados.

A China é bem conhecida por sua vigilância em massa dos cidadãos, tornando esses comentários contraditórios com algumas de suas políticas.

Funcionários do hospital de Dalian disseram que sua plataforma de blockchain permite que os pacientes acessem serviços via WeChat, cuja rede de blockchain armazena dados de consulta e tratamento para maximizar as soluções sem contato devido à pandemia COVID-19.

O hospital de Dalian e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação ainda estão discutindo as melhores maneiras de garantir a privacidade e segurança dos dados antes do lançamento planejado.

As empresas chinesas pediram mais da metade de todas as patentes globais de blockchain de acordo com o relatório “2020 Blockchain Industry Development” na sequência do apoio do presidente chinês Xi Jinping à indústria.

 

 

 

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...