Número de baleias de Bitcoin cresce 11% só em janeiro, a alta mais rápida já vista na história do BTC
O número de investidores que possuem mais de 1000 BTC em suas carteiras, as famosas baleias de Bitcoin, está aumentando a uma velocidade nunca vista antes.
A recente queda do preço do bitcoin não foi capaz de afastar os investimentos de grande porte. Ao contrário, muitos aproveitaram a baixa para aumentar ainda mais suas reservas de criptomoedas.
Dessa maneira, o número de baleias de bitcoin aumentou cerca de 11% somente no mês de janeiro, que ainda nem sequer terminou. De acordo com a empresa de dados Glassnode, esse número representa o crescimento mais rápido de baleias já presenciado na história do BTC.
Conforme mostra o gráfico abaixo, o primeiro mês de 2021 viu a entrada no mercado de mais 185 baleias de bitcoin.
Número de baleias de Bitcoin está aumentando desde dezembro
Esse aumento acelerado segue o movimento visto no final do ano passado, quando o número de baleias de bitcoin ultrapassou o recorde histórico.
Até o dia 26 de dezembro, o número de baleias BTC havia sofrido uma queda. De acordo com a Glassnode, essas baleias provavelmente aproveitaram a alta do bitcoin, que no final de 2020 registrava máximas históricas, para lucrar ao liquidar parte de suas participações.
Logo depois disso, no entanto, o número de baleias voltou a subir e atingiu uma novo recorde. Dessa forma, a estimativa é que atualmente existam 2.460 endereços que possuem, no mínimo, 1000 BTC. A quantia equivale a R$ 174 milhões em um único endereço.
Sinal positivo para o mercado
Conforme o relatório da Glassnode sobre o desempenho semanal do bitcoin, divulgado nesta segunda-feira (25), apesar da criptomoeda ter caído cerca de 10% nos últimos sete dias, o aumento de baleias é um sinal positivo para o mercado.
“Isso indica que os grandes detentores estão adquirindo mais BTC, e a recente alta no número de negociações OTC sugere que os investidores institucionais fazem parte desse grupo. A contínua demanda por BTC entre os grandes holders indica um sentimento de alta em curso.”
De acordo com o comentário no relatório do analista on-chain Willy Woo, a quantidade de moedas circulando entre os investidores está mais alta do que o normal no mês de janeiro.
“Embora normalmente vejamos impulsos discretos de movimentos de moedas, este último mês está vendo o que parece ser um único impulso de compra muito grande, tenho chamado isso de “mãe de todos os impulsos”.
O artigo Número de baleias de Bitcoin cresce 11% só em janeiro, a alta mais rápida já vista na história do BTC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.