Dissidentes norte-coreanos vendem vistos pós-libertação baseados no Ethereum
O grupo dissidente político norte-coreano Cheollima Civil Defense está vendendo vistos baseados no Ethereum válidos para entrar no país após sua suposta libertação
O grupo dissidente político norte-coreano Cheollima Civil Defence (CCD) está vendendo vistos baseados no Ethereum (ETH) para entrar no país, uma vez que o país foi supostamente libertado.
O site do CCD anuncia uma “emissão limitada de 200.000 Vistos anônimos blockchain para visitar Joseon Livre (anteriormente Coréia do Norte) após a libertação ”Joseon Free é aparentemente uma referência ao Reino Joseon, uma dinastia de cinco séculos de duração que foi sucedido pelo Império Coreano. Os vistos são emitidos na forma de fichas ERC-721 não fungíveis apelidadas de G-VISA na blockchain do Ethereum. O preço, para os primeiros mil vistos, será de 1 ETH.
Pelo anúncio, a emissão começará no domingo, 24 de março, e todos os vistos expirarão em 1º de março de 2029, e só poderão ser usados uma vez para uma estadia de 45 dias no máximo. Uma pessoa pode comprar vistos ilimitados e entrar no país várias vezes, estando sujeita a restrições relevantes de alfândega e porto de entrada.
O site também explica que “a cada G-VISA é atribuído um número de identificação incremental na ordem em que foi comprado”, portanto nenhum número específico pode ser solicitado ou alterado. O CCD declara que, embora idealmente, os vistos poderiam ser usados para visitar uma Coreia do Norte livre:
“A propriedade de um ou mais G-VISAs deve ser considerada uma contribuição para o movimento e não deve ser usada para fins especulativos ou fiduciários.”
Embora desencorajando a especulação, o CCD também aponta que os G-VISAs podem estar disponíveis nos mercados do ERC-721, como o OpenSea, e recomenda procurar lá por IDs de emissão preferenciais. Notavelmente, enquanto a emissão dos vistos supostamente começa em 24 de março, já existem 5 G-VISAs listados no OpenSea e a página dedicada ao token no Ethereum Block Explorer, Etherscan, revela que já existem 7 deles.
O endereço Bitcoin (BTC) dedicado a doações recebeu mais de 14 BTC até agora (US$ 56.000 no momento da publicação), enquanto o endereço de doação do Ethereum recebeu apenas um centésimo de um ETH no momento da impressão.
A rede de TV a cabo CNN atribuiu um recente ataque à embaixada norte-coreana em Madri, na CCD. Os assaltantes armados supostamente restringiram os funcionários antes de roubar uma variedade de itens e fugir das instalações.
Como a Cointelegraph informou recentemente, a Coréia do Norte supostamente acumulou US$ 670 milhões em decreto e criptomoedas pela realização de ataques de hackers.