No Brasil, maior feira de Agricultura da América, Agrishow,terá blockchain como destaque
Agrishow 2020, o maior evento do setor agrícola da América Latina, destacará como blockchain pode ajudar agricultores no Brasil a modernizar a cadeia de produção
A tecnologia blockchain ‘invadiu’ a agricultura do Brasil em busca de auxiliar agricultores na modernização e gestão da produção. Prova disso é que a Agrishow 2020, o maior evento do setor agrícola da América Latina, terá como destaque a tecnologia por trás do Bitcoin, segundo informou a Revista Cultivar.
“O Brasil é protagonista quando se fala em agricultura. Nossos produtores estão implementando tecnologias no campo, que permitem a otimização dos insumos e a melhoria da produtividade, com análise conjunta de todas as variáveis disponíveis em tempo real. A utilização de blockchain permitirá a rastreabilidade da mesa para o campo, mostrando o campo, por meio de imagens enviadas por satélites, que estão cada vez menores e mais baratos, e monitorar as plantações por meio de aplicativos para smartphone, com relatórios acessados a qualquer momento pelo produtor. Essa visão de futuro, já está transformando rapidamente a produção agropecuária no Brasil”, afirma o presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas), João Carlos Marchesan.
Reconhecida como a principal vitrine de tecnologias para o agronegócio brasileiro, a Agrishow reunirá, entre os dias 27 de abril e 1º de maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais, que levarão para um público estimado de 150 mil visitantes as principais inovações tecnológicas para, atender todas as demandas do campo.
“A Agrishow contribui para a evolução do agronegócio e, nesta edição, a grande atração é a digitalização de todo o sistema produtivo. O que não está digitalizado ainda, está entrando em processo de digitalização e todos os dados estão sendo conectados a central de operações, quer seja da fazenda ou da concessionária da máquina. Todo esse desenvolvimento da tecnologia aplicada nas máquinas e equipamentos comercializados na Agrishow reflete em aumento nos ganhos de produtividade do produtor. Não há mais perdas nas colheitas ou no plantio”, enfatiza o presidente da Agrishow, Francisco Matturro.
Uma das iniciativas que estarão nesta edição é o ConectarAGRO, que levou conectividade banda larga 4G da TIM para 5,1 milhões de hectares de áreas rurais em 2019 no Brasil, superando a meta inicialmente estabelecida em 100 mil ha. Essa cobertura representa em torno de 7% da área plantada de grãos e cana no país.
A solução oferecida pela iniciativa segue os conceitos de tecnologia aberta, simples e acessível, e usa a faixa de 700 MHz, padrão global que permite a cobertura com melhor compromisso entre cobertura e capacidade. Apresentada, pela primeira vez, ao público na Agrishow 2019, é liderada por oito empresas – AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble.
Quem também deve marcar presença no evento apresentando suas soluções em blockchain é o Banco Sicredi que, em parceria com a gigante mundial Bayer, vem desenvolvendo e apoiando projetos usando blockchain e novas tecnologias para o agronegócio como é o caso do Perfect Trace que está desenvolvida por duas startups brasileiras, a mineira Safe Trace e a paulista Perfect Flight.
O objetivo da aplicação é garantir que os agrotóxicos estão sendo aplicados dentro do raio permitido, na dose recomendada e em propriedades que respeitam, além das normas de aplicação, a legislação ambiental e trabalhista.
A parceria entre as empresas surgiu por meio do programa Intensive Connection, conduzido pelo AgTech Garage, que é conduzido pela Bayer junto com as demais empresas citadas, e que selecionou 16 startups para um programa de aceleração. A união da Perfect Flight e da Sales Trace ocorreu durante este processo já que ambas foram selecionadas e resolveram unir forças para impulsionar a agricultura sustentável.