Advogado cripto sobre a SEC: ‘É problemático sugerir que todos os NFTs são títulos’

Oscar Franklin Tan, diretor jurídico da plataforma NFT Enjin, disse ao Cointelegraph que é muito problemático sugerir que todos os NFTs são títulos, pois isso poderia impedir os criadores.

A primeira ação de execução da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) em um projeto de token não-fungível (NFT) desencadeou respostas dos membros da comunidade, que destacaram como a decisão pode ser “problemática” para muitos projetos de NFT que se enquadram na descrição e podem ser os próximos na lista de alvos da SEC.

Em 28 de agosto, a SEC acusou a empresa de entretenimento Impact Theory de supostamente conduzir a venda de títulos não registrados. De acordo com a SEC, os NFTs chamados “Founder’s Keys” foram vendidos como um “investimento no negócio”. A empresa supostamente arrecadou cerca de US$ 30 milhões através das vendas.

A SEC acredita que os NFTs vendidos eram contratos de investimento e qualificavam-se como títulos. A petição observou que a empresa violou a Lei de Títulos de 1933 ao vender os NFTs sem registro.

Nem todos concordam com a decisão da SEC. Em 28 de agosto, os comissários da SEC Hester Peirce e Mark Uyeda também emitiram uma declaração discordante contra a ação da SEC. A dupla argumentou que “as poucas declarações de empresa e comprador citadas na ordem não são o tipo de promessas que formam um contrato de investimento.”

A SEC entrou com e resolveu sua primeira ação de execução NFT hoje: https://t.co/RwaMGueBZK Aqui está a dissidência do Comissário Uyeda e minha: https://t.co/WhLKX3Tl8X

-Hester Peirce (@HesterPeirce) 28 de agosto de 2023

Além disso, os comissários destacaram que a SEC não costuma tomar medidas de execução contra vendedores de “relógios, pinturas ou colecionáveis” que também fazem promessas vagas de “construir a marca” e aumentar o valor de revenda dos itens.

Além disso, o evento gerou respostas de membros da comunidade que disseram que muitos projetos de NFT se encaixam na descrição apresentada pela SEC. Segundo um pesquisador da popular coleção de NFTs Azuki, o caso pode ser consequente, já que alguns dos detalhes podem se aplicar a “bastantes” projetos de NFT.

A SEC processar a Impact Theory pela venda de títulos NFT é um grande negócio.

Porque se você olhar mais de perto os detalhes, a descrição se aplica a alguns projetos NFT – provavelmente também a um que você está realizando agora. pic.twitter.com/75kY0QQIDG

– wale.swoosh (@waleswoosh) 28 de agosto de 2023

Outros membros da comunidade postaram que muitos fundadores de projetos de NFT divulgam mensagens semelhantes à Impact Theory, que incentivam potenciais compradores e prometem lucro à medida que o projeto tem sucesso.

O Cointelegraph procurou Oscar Franklin Tan, o diretor jurídico da plataforma NFT Enjin, para investigar mais a fundo a ação recente da SEC contra os NFTs. Segundo Tan, é muito problemático dizer que todos os NFTs são títulos. Tan explicou:

“Devemos garantir que a ordem da SEC não impeça os criadores de experimentar o espectro dos modelos econômicos e sociais do Web3. É problemático implicar que todos os NFTs são títulos porque os NFTs são uma tecnologia e podem significar uma infinidade de coisas, desde um gráfico até um registro de saúde ou um título de terra.”

O advogado também compartilhou que a confusão está em todos os lugares. Tan disse que recentemente lhe perguntaram se dar um NFT de protocolo de prova de presença em um desfile de moda era ilegal. Tan acredita que a falta de regras claras irá “desencorajar os criadores de experimentar os modelos do Web3” e levará ao espaço nunca descobrir os “benefícios completos do Web3”.

O diretor jurídico também pediu uma clareza regulatória melhor da SEC, dizendo que existem muitos modelos possíveis e “os criadores não deveriam ter que se perguntar se criaram um produto de investimento”.

Este caso não é a primeira vez que os NFTs ficaram perto de serem considerados títulos. Em 22 de fevereiro, um juiz dos Estados Unidos afirmou em uma decisão que os NFTs da NBA Top Shot podem se qualificar como títulos, já que podem criar uma “relação legal suficiente entre investidores e promotores para estabelecer um contrato de investimento”.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...