Mercado de NFTs colapsou no último mês e tendência de baixa deve continuar, aponta Nansen
Maiores coleções de NFTs sofreram nos últimos 30 dias e o cenário para os próximos dias não é bom, aponta porta-voz da Nansen
O mercado de NFTs sofreu nos últimos 30 dias, especialmente as coleções consideradas ‘blue chips’, aponta a casa de análises Nansen em uma série de publicações feitas no Twitter. Edward Wilson, porta-voz da Nansen, avalia que a tendência de baixa do setor de tokens não-fungíveis deve continuar nas próximas semanas para as grandes coleções.
Impacto nas blue chips
Um NFT é considerado ‘blue chip’ pelo seu considerável reconhecimento no mercado, seu preço alto e boa liquidez em comparação ao restante do mercado. Mesmo durante as fases de instabilidade no mercado de criptomoedas, as blue chips se mantêm sólidas.
Não é o caso, porém, nos últimos 30 dias. Conforme salientado pela Nansen, algumas coleções de NFTs bem estabelecidas no mercado tiveram quedas superiores a 25% em seu preço mínimo.
Performances das maiores coleções de NFTs nos últimos 30 dias. Imagem: Nansen
A Nansen ressalta, no entanto, que algumas coleções conseguiram prosperar durante a má-fase das blue chips. O preço mínimo da coleção Milady, que disparou em maio após uma publicação de Elon Musk sobre um de seus NFTs, exibiu um crescimento de 66% nos últimos 30 dias.
Os Sproto Gremlins também cresceram no mesmo período, com seu preço mínimo saltando 262%. A casa de análises aponta que essa é a coleção favorita dos investidores da memecoin HarryPotterObamaSonic10Inu.
Além disso, a Nansen aponta que nenhum endereço ligado ao ‘smart money’ está entre as 20 carteiras que mais lucraram com NFTs nos últimos 30 dias. Os lucros, no entanto, não foram realizados.
Já na lista de endereços com os maiores lucros, cinco carteiras do ‘smart money’ estão entre os 20 endereços que mais lucraram no último mês. A Nansen destaca que todos os cinco endereços já venderam seus NFTs da coleção Sproto Gremlins.
Vinte carteiras com maiores lucros realizados. Imagem: Nansen
Culpa da Azuki?
No fim de junho, a Chiru Labs, equipe por trás da coleção Azuki, lançou um novo conjunto de NFTs chamado de Elementals. Apenas detentores dos NFTs originais da coleção Azuki e da coleção BEANZ puderam adquirir os Elementals antecipadamente, mediante um depósito de 2 Ethers (ETH).
A coleção esgotou em poucos minutos, e tudo parecia bem, até que investidores notaram semelhanças entre as artes da coleção original da Azuki e os Elementals. Em 24 horas, o preço mínimo dos NFTs da coleção Azuki exibiram quedas de até 30%, e alguns analistas ligaram o episódio à queda generalizada de outras coleções blue chip.
Edward Wilson, da Nansen, conta ao Cointelegraph Brasil que é difícil dizer se os dois episódios guardam relações.
“Muitas coleções viram seus preços mínimos despencarem em mais de 90%, fazendo com que seus investidores perdessem uma quantia significativa de dinheiro. Grandes coleções, como o Bored Ape Yacht Club, não são imunes a essas condições, embora sejam afetadas em uma proporção menor”, afirma Wilson.
O porta-voz da Nansen acrescenta que o setor de NFTs como um todo está passando por uma fase de baixa. “Com a entrada de menos participantes novos no mercado, e membros do mercado voltando a níveis vistos em dezembro de 2021, essa tendência de baixa que afeta todo o mercado de NFTs provavelmente durará mais tempo, com investidores buscando formas de liquidar seus tokens”, conclui.
Leia mais:
- ‘Crescimento revolucionário’ será impulsionado pela Web3, diz secretário de finanças de Hong Kong;
- Banco do Brasil fecha parceria e vai receber pagamentos em tokens RWA ligados a produção da agricultura nacional;
- Especialistas se dividem e apontam alta de 100.000% e derretimento de 73% de rival do Ethereum.