New Jersey emite ordens para dois ICOs identificados na operação Cryptosweep
O Departamento de Valores Mobiliários de Nova Jersey identificou duas empresas que acreditavam estar oferecendo ICOs fraudulentas e ordenou que parassem
A Secretaria de Valores Mobiliários de Nova Jersey emitiu duas ordens de emergência para as empresas Zoptax e Unocall para encerrar suas ofertas iniciais de moeda (ICOs). A Secretaria alega que as ofertas de tokens se qualificam como ofertas fraudulentas de valores mobiliários não registrados.
O Gabinete do Procurador Geral em Nova Jersey anunciou as ordens da Repartição em um comunicado de imprensa em 7 de agosto. No caso da Zoptax, o relatório afirma que a empresa está oferecendo a criptomoeda Zoptax Coins através de uma ICO conduzida pelo website. Aparentemente, o site afirma que o ICO tem um limite de US$ 500.000, bem como uma meta de US$ 3,4 milhões.
Além de ser ilegalmente não registrada como garantia, a Repartição alega que a Zoptax fez “declarações materialmente falsas e enganosas e / ou omitiu declarar fatos relevantes com relação à oferta e venda de seus valores mobiliários”.
Estes supostamente incluem a alocação de fundos do ICO, informações pertinentes sobre as entidades por trás da Zoptax, bem como detalhes pertinentes da localização, como o endereço físico da empresa e o local de negócios principal.
Da mesma forma, a Repartição julgou que a empresa Unocall tenha enganado seus possíveis investidores da mesma maneira. A Unocall também está oferecendo uma ICO conduzida pelo website, bem como oportunidades em seu Programa de Implantação, que supostamente oferece juros garantidos de 0,18% a 0,88% por dia.
A empresa está conduzindo sua ICO para arrecadar fundos para o desenvolvimento de seu ecossistema que permitiria trocar seus símbolos nativos, altcoins e moeda fiduciária por meio da carteira móvel da empresa, UNOpay.
De acordo com o chefe de gabinete Gerold, eventos recentes com o Libra e um aumento no preço do Bitcoin ( BTC ) causaram uma nova onda de pedidos de investimentos suspeitos:
“Com o preço do Bitcoin aumentando nos últimos meses e com o anúncio do programa Libra, do Facebook, tem havido um aumento acentuado nas solicitações públicas para investir em produtos relacionados a criptomoedas que parecem ser suspeitos. As ações de hoje são um lembrete para os investidores de que investir em criptomoedas ou produtos relacionados à criptomoedas têm riscos significativos e os investidores devem fazer sua diligência antes de investir. ”
Operação Cryptosweep
As ordens do regulador para Zoptax e Unocall são parte da Operação Cryptosweep, que é descrita no anúncio como “uma repressão internacional contra esquemas fraudulentos de ofertas iniciais de moeda (ICOs) e esquemas de investimento relacionados a criptomoedas” lançada pela Associação Norte-Americana de Administradores de Valores (NASAA) em abril de 2018.
A operação é um esforço coordenado entre os reguladores estaduais e provinciais de valores mobiliários nos Estados Unidos e no Canadá. Como relatado anteriormente pela Cointelegraph, a NASAA comentou em agosto de 2018 que a Operação Cryptosweep já realizou mais de 200 investigações de ICO nos meses desde que foi lançada.