Números revelam que quase ninguém está usando contas inteligentes ERC-4337

O adepto da abstração de contas, John Rising, compartilhou números “preocupantes” sobre a adoção de contas inteligentes ERC-4337.

O adepto da abstração de contas da Ethereum, John Rising, compartilhou alguns números “preocupantes” que mostram que a adoção geral de contas ERC-4437 está longe de ser ideal. 

Em uma postagem divulgada em 14 de novembro no X (antigo Twitter), Rising compartilhou dados que mostravam que as contas inteligentes habilitadas pelo padrão ERC-4337 padecem de um declínio no número de usuários, baixa atividade de transações e custos operacionais baixos para os principais provedores de infraestrutura.

O padrão ERC-4337 foi lançado por meio de um anúncio surpresa em 1º de março na WalletCon em Denver. Na época, muitos membros da comunidade se mostraram otimistas de que as “contas inteligentes” seriam rapidamente adotadas, já que a tecnologia permite que os usuários dispensem o uso de frases-semente e assinaturas para autorizar determinadas transações e, em geral, traria benefícios à experiência dos usuários de blockchains compatíveis com a Ethereum Virtual Machine (EVM).

In a Nov. 14 on X (formerly Twitter), Rising shared data points that showed ERC-4337-enabled smart accounts suffered a decline in users, low transaction activity and poor operational costs for core infrastructure providers.

Usando números da plataforma de dados de abstração de contas BundleBear, Rising afirmou que a retenção mensal de contas foi “terrível”, com apenas 6,89% de todas as contas inteligentes abertas permanecendo em atividade por mais de seis meses.

A retenção é terrível.

A única exceção é a CyberConnect, que teve muitos usuários que retornaram para reivindicar um airdrop.

Dados: @0xBundleBear

— John Rising (@johnrising_) 

A Rising também destacou que os agrupadores – componentes essenciais de infraestrutura que permitem que as contas inteligentes funcionem em cadeias compatíveis com a EVM – não eram, em grande parte, lucrativos, apesar de alguns projetos pagarem acidentalmente “altos valores” em gás aos agrupadores.

Além disso, descobriu-se que, na média, as contas inteligentes enviaram apenas cinco operações de usuário – isso inclui execuções de transações ou atividades da on-chain.

No entanto, o líder de protocolos da Coinbase e criador da Base, Jesse Pollak, rebateu a alegação de Rising de que os números seriam “preocupantes”, afirmando que a adoção da nova tecnologia aconteceria “lentamente no início e depois cresceria de repente.”

“Parece muito cedo. O crescimento parece ser saudável, a padronização parece estar acontecendo”, disse Pollak. “Cada vez mais equipes com as quais converso estão dando o salto.”

De qualquer forma, isso não me parece preocupante, apenas me parece muito cedo. O crescimento parece ser saudável, a padronização parece estar acontecendo, e cada vez mais equipes com quem converso estão dando o salto.

lentamente, depois de repente 🙂

— Jesse Pollak (jesse.xyz) ️ (@jessepollak)

Os dados da Dune Analytics mostraram que agosto foi o mês de maior atividade para carteiras de abstração de contas, com mais de 420.000 contas inteligentes ativas em sete blockchains.

Número de contas inteligentes ativas mensalmente. Fonte: Dune Analytics

As contas inteligentes ativas têm apresentado um declínio constante, com 143.000 contas ativas mensais registradas em outubro.

LEIA MAIS

Você pode gostar...