A principal cripto exchange Suíça SIX lança nova exchange digital

A principal cripto exchange da Suíça, a SIX Swiss Exchange, testará a integração de blockchain para sua plataforma de negociação digital paralela SDX no segundo semestre deste ano.

 

Principal exchange da Suíça, a SIX Swiss Exchange, testará integração de blockchain para a sua próxima plataforma de negociação digital paralela SDX no segundo semestre deste ano. A notícia foi relatada pela Cointelegraph Deutschland, em 4 de fevereiro.

SIX Swiss Exchange com aproximadamente CHF 5,119 bilhões (US$ 5,18 bilhões) no volume de negócios diário, e tem uma capitalização de mercado de mais de 1,67 trilhões de francos suíços (US$ 1,6 trilhão).

O CEO Jos Dijsselhof disse à Cointelegraph Deutschland em uma entrevista que a empresa havia escolhido a tecnologia para a eficiência do tempo e a segurança aprimorada que ela pode oferecer em todas as etapas da negociação e liquidação de ações:

“O fato é que são necessários dois dias para que o comprador de uma ação se torne o proprietário. O negócio em si leva apenas uma fração de segundo, mas depois os pagamentos têm que ser liquidados e os títulos transferidos. Se colocarmos tudo em nossa digital exchange, então todo o processo leva apenas alguns segundos. Isso torna o mercado mais eficiente, mas ao mesmo tempo também tira riscos do sistema.”

Dijsselhof acrescentou que a negociação de ações totalmente digital e baseada em blockchain não apenas minimizará os riscos, mas ampliará a gama de títulos negociáveis, afirmando sua ambição de que a SIX conseguiria construir “um mercado de ações totalmente novo no blockchain com negociação, manuseio e custódia de ativos digitais”.

Em uma entrevista à Reuters publicado em 6 de fevereiro, o presidente da exchange SIX, Romeo Lacher, observou que a exchange pretende finalizar uma data de lançamento para a nova plataforma no final do verão – com a data exata ainda sujeita a esclarecimentos legais e regulamentares com a autoridade supervisora ​​do mercado financeiro.

A Reuters informou ainda que a SIX espera que a digital exchange SDX baseada em blockchain ultrapasse o mercado existente em uma década. Lacher disse que a companhia também tem planos de lançar sua própria oferta de tokens de segurança, que oferecerá aos investidores uma participação acionária em exchange de capital.

Funcionários da SIX disseram à Reuters que a SDX começará lançando ações selecionadas de apoio, seguidas por títulos e possivelmente fundos negociados em exchanges (ETFs).

Como o Cointelegraph já havia relatado, a SIX listou um produto pioneiro baseado em intercâmbio multi-cripto (ETP) em novembro, que rastreia cinco principais criptomoedas.

Outras grandes exchanges globais estão procurando, similarmente, refazer suas plataformas – no todo ou em parte – com blockchain. Em janeiro, o principal mercado global de valores mobiliários Deutsche Börse informou que estava “fazendo progressos significativos” em seus títulos baseados em blockchain na plataforma de empréstimo, que utilizará o consórcio blockchain R3 ‘sTecnologia Corda.

Você pode gostar...