Executivos da FTX que se declararam culpados poderão testemunhar no processo criminal de Sam Bankman-Fried

De acordo com relatos do tribunal, a procuradora assistente dos EUA, Danielle Sassoon, nomeou Caroline Ellison, Gary Wang e Nishad Singh entre aqueles que podem prestar depoimento como testemunhas de acusação no processo contra SBF.

Diversos ex-executivos da exchange de criptomoedas FTX ou de suas empresas irmãs estão na lista de testemunhas de acusação do processo criminal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra Sam “SBF” Bankman-Fried.

Durante a seleção do júri para o julgamento de SBF em 3 de outubro, a procuradora assistente dos EUA, Danielle Sassoon, disse que a ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, o cofundador da FTX, Gary Wang, o ex-diretor de engenharia da FTX, Nishad Singh, e a ex-diretora de operações da FTX, Constance Wang, estão entre os depoentes que poderão testemunhar contra Bankman-Fried. Ellison, Gary Wang e Singh já se declararam culpados de acusações relacionadas às suas participações no colapso da FTX, enquanto Ryan Salame – o ex-co-CEO da FTX Digital Markets – não testemunhará.

Outros nomes ventilados por Sassoon incluem o do cofundador da SkyBridge Capital, Anthony Scaramucci, que já criticara o suposto papel de SBF na queda do mercado de criptomoedas em 2022. O juiz Lewis Kaplan iniciou os procedimentos no julgamento criminal da SBF fazendo perguntas aos jurados em potencial relacionadas ao caso.

De acordo com vários relatos, Bankman-Fried apareceu pela primeira vez no tribunal sem o cabelo bagunçado que é sua marca registrada – parecia ter sido cortado às vésperas do julgamento. Kaplan confirmou que os promotores não ofereceram ao ex-CEO da FTX um acordo no caso e questionou os jurados em potencial sobre agendamento, dificuldades e conflitos de interesse. Ele também emitiu um aviso sobre como evitar o a influência dos relatos da mídia relacionados ao julgamento. 

“Este caso gerou publicidade”, disse Kaplan, de acordo com os relatos. “Vocês devem ficar longe desse tipo de publicação – podcasts, qualquer coisa. Algum de vocês assistiu ao 60 Minutes no domingo?” (Provavelmente se referindo à entrevista do escritor Michael Lewis, autor de uma biografia autorizada sobre Bankman-Fried).

Estou do lado de fora do SDNY para o julgamento da SBF

— Tiffany Fong (@TiffanyFong_)

No momento da publicação deste artigo, Kaplan havia dispensado quatro dos 12 jurados em potencial e declarara que a seleção continuaria na manhã de 4 de outubro. Espera-se que o julgamento dure até novembro, embora o juiz tenha dito que seus casos “raramente levam tanto tempo para ser solucionados quanto os advogados pensam.”

As explanações iniciais do julgamento criminal devem começar em 4 de outubro, durante o qual a defesa e os promotores terão entre 25 e 40 minutos para se dirigir ao júri. Bankman-Fried enfrenta sete acusações criminais em seu primeiro julgamento, com outras cinco acusações a serem abordadas em um segundo julgamento, agendado para março de 2024.

LEIA MAIS

Você pode gostar...