Jerome Powell, do Fed dos EUA, não pretende de banir Bitcoin ou criptoeconomia

Powell testemunhou perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara na quinta-feira sobre questões relacionadas à economia e à pandemia de Covid-19.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, acredita que o governo federal precisa regulamentar o mercado de criptomoedas, mas que uma proibição geral do Bitcoin (BTC) e de outros ativos digitais não está nos planos.

Falando em resposta a uma pergunta do representante republicano Ted Budd da Carolina do Norte, Powell esclareceu que uma proibição de ativos digitais no estilo chinês não é algo que ele esteja considerando. A pergunta do deputado Budd veio em resposta a Powell levantando dúvidas sobre o status regulatório de stablecoins e as deliberações em andamento do banco central em torno do chamado “dólar digital”. (Na visão de Powell, uma moeda digital do banco central, ou CBDC, poderia desempenhar muitas das funções de stablecoins e criptomoedas, mas sem o risco regulatório.)

“Os Stablecoins são como fundos do mercado monetário [e] como depósitos bancários, mas estão, até certo ponto, fora do perímetro regulatório e é apropriado que sejam regulados”, disse ele. “Mesma atividade, mesmo regulamento.”

Powell, Presidente do Fed,  diz que não tem intenção de banir #Bitcoin e criptomoedas pic.twitter.com/i2zfRPk1je

– LilMoonLambo (@LilMoonLambo) 30 de setembro de 2021

A moeda digital do banco central está no radar do Fed há algum tempo, mas os formuladores de políticas continuam indecisos sobre a continuidade do projeto. Nesse ínterim, o banco central encomendou vários relatórios de pesquisa sobre as vantagens e os obstáculos potenciais da emissão de um CBDC.

Powell supervisiona o Comitê Federal de Mercado Aberto do banco central, que é responsável por definir a política monetária dos Estados Unidos. No início deste mês, o Comitê decidiu deixar seus programas de estímulo existentes intactos, mas disse que o programa de compra de títulos induzido pela pandemia poderia ser encerrado em breve. O alerta parece ter colocado alguma pressão para baixo sobre os ativos de risco, que incluem ações e criptomoedas.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...