Explosão do número de artistas sem renda na pandemia levou à adoção em massa de NFTs, revela pesquisa da Consensys
Mercado de arte em NFT teve grande crescimento no primeiro semestre de 2021, e pandemia teve papel importante para crescimento do setor.
O relatório trimestral da empresa de análise de criptomoedas Consensys revelou um pouco do panorama que levou à explosão do mercado de tokens não fungíveis (NFT) na primeira metade de 2021.
O mercado de NFT viveu um pico em fevereiro e março, especialmente depois do lançamento da plataforma oficial da liga nacional de basquete dos Estados Unidos, a NBA, e de uma série de artes digitais vendidas a preços milionários. Segundo a Consensys, o dia com maior busca por NFTs no Google foi em 12 de março.
A Consensys também revelou que o alto índice de artistas sem renda durante a pandemia de coronavírus empurrou os artistas para o mercado de NFT, em busca de uma forma de driblar uma taxa de 62% de desemprego no setor:
“A disparada meteórica de NFTs pode ser atribuída a vários fatores: a pandemia do coronavírus, que fez com que muitas atividades geradoras de receita para os artistas desapareceram e uma quantidade recorde de tempo está sendo gasta na Internet. A pandemia global mudou a maneira como usamos a Internet. Os NFTs mudam a propriedade padrão de um IP digital da plataforma para o criador, em um ambiente em que 62% dos artistas estão atualmente desempregados.”
Além disso, a Consensys ainda diz que a pandemia levou os artistas para o ambiente online, que passaram a buscar formas de rendimento na internet e encontraram nas plataformas de NFTs um rendimento viável.
Desde o final de 2020, o valor de mercado do mercado de arte em NFTs saltou de US$ 52 milhões para US$ 490 milhões, um salto de nove vezes, com quase 152.000 obras de arte digitais vendidas somente em março.
A alta foi tão grande que levou o mercado de NFTs a abocanharem 10% de todo o mercado de arte global.
A geração Millenial teve um papel importante para o crescimento, já que eles passaram a representar quase metade dos compradores de arte no mundo, a maioria deles disposta a revender suas obras de arte. Em comparação, a geração Baby Boomer admitia vender 1/3 das obras de arte, contra 71% entre os millenials.
Nos mercados de arte digital em NFT, o crescimento também foi exponencial nos primeiros três meses do ano, com cerca de US$ 12 milhões negociados em janeiro, US$ 90 milhões em fevereiro e US$ 187 milhões em março.
Finalmente, a Consensys também tratou do tamanho de cada nicho de mercado dentro do espaço de NFTs. O mercado de colecionáveis hoje representa 39,7% do mercado total, com o mercado ligado aos esportes em segundo lugar, 31,4% do mercado de NFT. O mercado de arte ainda está em quarto lugar, com 11%, logo atrás dos NFTs da indústria de games.
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