Foxbit lança tokenização de colecionáveis, tickets e ingressos e programas de fidelidade

Foxbit lança sistema de tokens para loyalty 3.0, disponibilizar tokens de tickets e ingressos à venda e colecionáveis, com benefícios exclusivos gamificados.

A Foxbit Tokens, empresa do grupo Foxbit dedicada à tokenização de ativos, anuncia a expansão dos seus serviços de tokenização. Segundo a emprea, por meio de uma plataforma white label, os clientes poderão criar programas de loyalty 3.0, disponibilizar tokens de tickets e ingressos à venda e colecionáveis, com benefícios exclusivos gamificados.

O programa  contará com o suporte de mintagem, não exigindo conhecimentos técnicos por parte dos criadores. Assim que o token é criado, ele passa a ser listado para comercialização aos usuários da ferramenta e podem ser comprados via Pix, cartão de crédito ou outras criptomoedas.

A Foxbit explica que com a criação de tokens de utilidade, é possível  atrelar o token a produtos, serviços ou experiências, como o direito a um prato exclusivo em um restaurante, a participação em um evento restrito, descontos em compras, entre outros, permitindo criar interações personalizadas e envolventes.

O diretor de produtos da Foxbit, Rodrigo Ikegaya, explica que a nova solução aproxima as empresas de seus clientes e torna os tokens uma tecnologia mais real e aproveitável às pessoas de forma descentralizada.

“Os tokens de utilidade, mais conhecidos como tokens não fungíveis, são uma tecnologia extremamente valiosa e com grande potencial de atingir o grande público. Por isso, a Foxbit Tokens oferece agora uma plataforma para dar suporte às empresas que querem participar desse mercado e dar um passo para dentro da Web3″.

Dados do DappRadar mostram que, em 2022, foram vendidos mais de 101 milhões de tokens – um aumento de 67,57% em relação ao ano anterior. O Brasil é um dos maiores apoiadores da tecnologia. O levantamento da Statista aponta que, com quase 5 milhões de usuários, o país é o segundo maior consumidor de tokens não fungíveis, à frente de China e Estados Unidos, e foi visando este cenário que a Foxbit Tokens criou este novo serviço de tokenização.

Tokenização

A crise global gerada pela pandemia impactou profundamente setores em todo o mundo, forçando empresas a buscarem na tecnologia um refúgio para a sobrevivência. Em meio a esse cenário, o setor de eventos, historicamente focado em experiências presenciais, encontrou-se em um dilema.

Diego Guareschi, CMO da Hathor, comenta sobre essa transição: “O setor de eventos sempre ofereceu uma experiência presencial. Mas, devido às restrições de distanciamento social, teve que aderir a uma proposta mais digital, inovadora e tecnológica. Agora, vemos uma forte presença tecnológica até mesmo nos eventos presenciais.”

Uma das inovações em destaque é a tokenização. Esta tecnologia, que faz uso do blockchain, tem apresentado potencial significativo em diversos setores, revolucionando a forma como os negócios operam e automatizam seus modelos.

“Em eventos, online ou presenciais, a emissão de ingressos via tokenização oferece a oportunidade do participante adquirir um token. Com esse ativo digital, é possível, por exemplo, trocar por acesso a uma outra palestra, enriquecendo a experiência”, explica Guareschi.

Segundo o especialista, a segurança e personalização são outras vantagens da blockchain

“A tecnologia blockchain proporciona uma experiência personalizada e segura. Planejadores de eventos podem obter dados mais precisos sobre os participantes, os temas de destaque e até os movimentos dos participantes. Informações armazenadas na blockchain podem ser fundamentais para aprimorar futuros eventos.”

Estudos recentes confirmam o entusiasmo em torno dessa tecnologia. De acordo com uma pesquisa da Accenture, 83% dos consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados por experiências mais personalizadas. Além disso, uma análise de 2022 da MarketsandMarkets Research revelou que a tokenização alcançou um valor de mercado de US$ 2,3 bilhões em 2021, com projeções de crescimento de 148% até 2026, totalizando US$ 5,6 bilhões.

“Os números mostram que a tokenização está conquistando seu espaço, principalmente no setor de eventos”, diz Guareschi. “A tecnologia garante autenticidade e exclusividade dos ingressos. Além disso, contribui para a sustentabilidade, eliminando ingressos físicos e reduzindo o gasto energético.”

Guareschi conclui com uma visão otimista sobre o futuro da tokenização: “A adoção da tokenização veio para ficar. Não apenas nos eventos, mas em diversos setores que modernizaram seus processos e migraram seus ativos para o ambiente digital.”

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