Especialista aponta vantagens em hipótese de adoção de ingressos em NFT na final da Libertadores

Felipe Ribbe apresenta inúmeras possibilidades para torcedores, clubes, patrocinadores e Conmebol a partir da adoção dos criptoativos.

Em artigo publicado pela Máquina do Esporte nesta quarta-feira (25), o ex-diretor das operações brasileiras da plataforma de fan tokens esportivos Socios.com Fellipe Ribbe elencou um rol de possibilidades no caso da hipótese de adoção de ingressos na forma de tokens não fungíveis (NFTs) para a final da Copa Libertadores da América, que será disputada no próximo dia 4 de novembro entre o Fluminense e Boca Juniors, da Argentina.

Além da disrupção da bilhetagem (ticketing), que permite o controle da ação de cambistas através da autenticação dos ingressos em blockchain, Ribbe, que também foi chefe de inovação do Atlético Mineiro, ressaltou que o NFT, por natureza, torna-se um colecionável digital eternizado em uma blockchain, podendo se vincular a uma imagem, estática ou animada, cuja valorização inicial já se justifica pela escassez.

Ele lembrou que o NFT pode ser atualizado após o evento, no caso a final da Libertadores, com fotos exclusivas da comemoração do título, vídeo de algum gol ou outras opções que estejam à disposição dos torcedores, característica que também pode impactar na valorização do colecionável digital e fomentar a abertura de um mercado secundário, na avaliação do especialista.

Outra possibilidade citada pelo atual diretor global de comunidades da empresa B-Inbev se relaciona ao recebimento de royalties pelo emissor dos NFTs a cada negociação.

Ribbe citou ainda a possibilidade de utilização do NFT como utility token para o destravamento de benefícios aos seus detentores, como acesso direto à loja oficial do clube campeão para a compra de camiseta comemorativa do título da Libertadores, permissão para assistir em primeira mão o documentário sobre a conquista da competição ou como ingresso, caso o documentário seja exibido nos cinemas.

O que também é conhecido como “token-gated”, cada vez mais adotado por artistas e marcas, poderia ainda premiar os detentores originais dos NFTs em sorteios para fotos oficiais, recebimento da taça na sede do clube e camisa oficial utilizada na final, na avaliação do orientador de startups de Web3.

No caso dos patrocinados, como Betano, Betson e Zé Delivery, ele acrescentou a possibilidade de utilização dos NFTs respectivamente para o recebimento de tokens de aposta ou de desconto. Entretanto, Ribbe lembrou que a blockchain é pública e, por isso, outras empresas poderiam oferecer benefícios com objetivo de fisgar esse nicho de mercado.

No rol das outras possibilidades, o executivo frisou que todos os clubes da Confereração Sul-Americana de Futebol (Conmebol) podem ganhar por meio da adoção de ingressos em NFT pela liberação de benefícios, valorização dos criptoativos e recebimento de royalties.

No início do mês, os NFTs também foram usados para destrava benefícios do Rio e SP, durante os shows da turnê de The Weeknd promovida pela Binance, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.   

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