Desenvolvedores do Ethereum criam ‘shadow fork’ para testar condições de retiradas do Ether
Os desenvolvedores estão fazendo testes em fork da testnet com nós maliciosos para encontrar vulnerabilidades.
À medida que a data proposta para a atualização do Ethereum Shanghai se aproxima, os desenvolvedores criaram um ambiente de teste chamado “shadow fork”, de acordo com um tópico de tweet de 23 de janeiro do desenvolvedor do Go-Ethereum, Marius Van Der Wijden. A nova testnet parece ter sido criada para testar as condições necessárias para retiradas de staking de Ether (ETH), que estão atualmente desativadas, mas devem ser habilitadas na atualização.
Withdrawal-Mainnet-Shadow-Fork-1 is finalizing
It started out with a few issues because the config wasn’t correctly applied on geth (we disallow overriding the mainnet config). The config is applied correctly and all nodes are in agreement. We will start some evil nodes,.
— MariusVanDerWijden (@vdWijden) January 23, 2023
O nome da rede de teste é “Withdrawal-Mainnet-Shadow-Fork-1”. De acordo com o provedor de nó Web3 Alchemy, um “fork de sombra” é um fork da rede principal que se destina a ser usado apenas para fins de teste.
Van Der Wijden afirmou que ele e outro desenvolvedor chamado “Potuz” criarão nós maliciosos que enviarão blocos e mensagens ruins para outros nós na rede de teste e tentarão convencê-los a ingressar em uma versão falsa da rede. Por enquanto, a rede está funcionando sem problemas, mas Van Der Wijden afirmou que quer “ver se Potuz e eu podemos quebrá-la”. Aparentemente, isso está sendo feito para verificar se a atualização pode impedir ataques maliciosos ou se outras alterações precisam ser feitas antes de serem implementadas na rede principal.
O lançamento desta rede de testes ocorre depois que os desenvolvedores expressaram uma urgência crescente em tornar as retiradas de apostas Ether uma realidade. Em 6 de janeiro, eles realizaram uma reunião durante a qual concordaram em excluir o EVM Object Format (EOF) proposto da atualização Shangai. O EOF pretendia facilitar atualizações do Ethereum no futuro. Mas por causa de sua complexidade, os desenvolvedores decidiram deixá-lo fora da Shangai por medo de que isso atrasasse a implementação da retirada.
Mais de 14,5 milhões de ETH (mais de $ 23 bilhões, no momento da redação) foram depositados no contrato de staking da Ethereum e atualmente não podem ser retirados, de acordo com um relatório de dezembro de Nansen. Em novembro, os desenvolvedores do Ethereum foram duramente críticados por supostamente manipular a permissão de saques.
A atualização Shangai está programada para ser implementada em março.