Só prejuízo: Depois de cair 30% relatório aponta que ETF de Bitcoin tem o 9º pior início de ETF da história

A empresa cita um levantamento feito por Athanasios Psarofagis destacando que com uma performance de -30,2% dois meses após seu lançamento, BITO carrega o título de 9º pior início de ETF na história

Embora tenha gerado grande expectativa no mercado de criptomoedas e ter sido apontado como o grande catalisador para a alta histórica do Bitcoin (BTC) em US$ 69 mil o primeiro ETF de Bitcoin da história dos EUA tem frustado seus investidores que já amargam mais de 30% de prejuízo

Segundo uma análise da Passfolio encaminhada ao Cointelegraph, até o momento, o ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO) tem sido um fracasso. A empresa cita um levantamento feito por Athanasios Psarofagis destacando que com uma performance de -30,2% dois meses após seu lançamento, BITO carrega o título de 9º pior início de ETF na história.

A empresa destaca ainda que há outro problema com o ETF que são os custos pela necessidade de renovação mensal dos contratos futuros, e que são especialmente altos se o futuro em questão está sendo negociado em cotango.

“Ainda é muito cedo para dizer o quanto os custos de implementação vão afetar a performance do BITO, mas mesmo analistas otimistas estimam que deva ficar por volta de 10% por ano”, destacou a empresa.

Por outro lado, a Passfolio também aponta que apesar da performance fraca e dos prováveis custos altos, o mercado não considera que seja um produto fracassado. Dados apontados por Eric Balchunas mostram que o volume negociado esteve acima dos U$ 100 milhões todos os dias desde o seu lançamento, o que é “inédito”, segundo ele.

Além do mais, ativos sob gestão são relativamente estáveis ​​e atualmente representam cerca de US$ 1,2 bilhão.

“O BITO desempenhou um papel importante em aproximar as criptomoedas do mainstream das finanças, e esses dados mostram o quanto esse produto era desejado pelo mercado, apesar de algumas falhas. Mas o verdadeiro divisor de águas seria um ETF à vista de Bitcoin, e estamos analisando atentamente os movimentos da SEC, a Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos, a esse respeito”, afirma David Gobaud, fundador e CEO da Passfolio.

Ainda há esperança

 

A empresa destaca também que todo ano, Nate Geraci, presidente da ETF Store, faz cinco previsões para o mercado de ETF. Nos últimos quatro anos, ele acertou 80% dos prognósticos, e uma das previsões dele para 2022 pode ser muito significativa para a indústria de cripto: o primeiro ETF de contrato futuro de Ethereum (ETH) está aprovado.

Contratos futuros de Ethereum também são negociados na CME – mesmo que o volume seja “cerca de um terço dos contratos futuros de bitcoin, ainda há muita liquidez para trabalhar”, segundo ele. Esta ETF também pode estar sob o 1940 Investment Company Act, a mesma estrutura dos atuais ETFs de Bitcoin”.

Então, não há razão para a SEC não aprovar este produto e devemos “também ver a aprovação de um ETF de futuros de criptomoedas gerenciado ativamente que detém futuros de bitcoin e ether”.

A empresa aponta que a SEC adiou sua decisão sobre o tão aguardado ETF à vista de Bitcoin da NYDIG, jogando o prazo final, que antes era em 15 de janeiro, para 16 de março. O preço do Bitcoin não teve grandes mudanças após a notícia, talvez pelo fato do mercado já precificar as baixas chances de aprovação nos próximos meses.

A comissária da SEC, Hester Peirce, continua sendo um dos poucos figurões da agência a defender publicamente um ETF à vista de Bitcoin, tendo declarado que “nós [a SEC] emitimos uma série de indeferimentos até recentemente, e estas continuam usando um embasamento que eu acredito que estava ultrapassado na época”.

Sobre o preço do Bitcoin, a empresa destaca que o Crypto Fear & Greed Index continua sinalizando “Extreme Fear”, com uma pontuação de 23, abaixo dos 29 da semana passada, após bater uma baixa rara de 10 durante o final de semana.

A Glassnode informa que a maioria das liquidações futuras foram de longos nos últimos dois meses – o que significa que muitas pessoas perderam suas apostas “tentando pegar a faca caindo”.

Há muitos que ainda estão otimistas: Benjamin Cowen twittou que “o RSI diário está tecnicamente sobrevendido”, e o Cryptobirb destacou que o Bitcoin só viu o Fear & Greed Index tão baixo quatro vezes desde 2018, e que em todas as vezes houve uma forte recuperação.

LEIA MAIS

Você pode gostar...